A dupla de autores, C’Marie Egrito, que se dedica à arte urbana, fez uma obra dedicada à República na fachada exterior de uma escola em Loures
A dupla de autores que se dedica à arte urbana, C’Marie Egrito, assinou uma peça na fachada da Escola Básica Luís Sttau Monteiro, em Loures, e que se dedica à implantação da República. Curiosamente naquele município celebra-se a implantação daquele regime a 4 de outubro e este trabalho foi realizado no âmbito da comemoração dos 110 anos desta efeméride.
“Foi um trabalho que realizámos em parceria com a artista Rita Nolasco”, contou Constança Bettencourt, que integra esta dupla em co-parceria com João Margarido. Foram usadas cores que lembram a bandeira portuguesa, além de que há duas figuras: uma que representa a monarquia e que entrega a coroa a uma segunda, uma jovem que representa a República e que foi retratada com um ramo de oliveira, como símbolo da Paz. Usa também o barrete frígio, vermelho, que foi usado pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada da Bastilha, em 1789 e que culminou com a instauração da primeira república francesa, em 1792.
Os C’Marie Egrito foram os vencedores do concurso do Festival de Arte e Linguagens Urbanas das Caldas da Rainha e são os autores da peça que se encontra em frente ao CCC. É de sua autoria as obras que se encontram na Escola Básica do Bairro da Ponte e também coordenaram o trabalho que se encontra na zona exterior da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
Em ambos os casos, os dois artistas formados na ESAD coordenaram equipas que incluíram alunos das respectivas escolas. Segundo Constança Bettencourt não faltam à dupla criativa encomendas de trabalhos de retrato e de prints e até conceção de montras para a época de Natal.