O festival de cinema das Caldas, organizado pelo Cine Clube local começa hoje e termina no próximo sábado
Começa hoje, dia 26 de setembro, o Caldas Film Fest, evento que se estenderá até ao dia 28 setembro. Haverá sessões deste festival de cinema, nos Silos, na Escola do Parque e no Museu do Hospital.
Esta iniciativa é do Cine Clube das Caldas e conta com entradas livres.
O Caldas Film Fest pretende criar experiências únicas de partilha e convívio, “trazendo o cinema para fora das suas tradicionais salas de exibição e explorando espaços alternativos na cidade”, disse Guilherme Rocha, um dos elementos da organização que gostaria que a população pudesse assistir aos filmes.
O festival contará também com uma série de atividades paralelas, incluindo concertos, workshop, ‘skate jam’ e exposições.
“A nossa programação aposta forte no cinema português”, contou o responsável.
O Caldas Film Fest pretende também celebrar o cinema que é feito em Portugal, e ainda pretende estender e criar um espaço de experimentação e de inovação. O festival vai contar com Competição de Estudantes (a 26 de setembro, pelas 21h30, no anfiteatro do Museu do Hospital), depois haverá a Competição Emergentes (a 27 de setembro, às 17h00, no anfiteatro do Museu do Hospital) e, no sábado, último dia do evento, decorrerá a Competição Nacional que será seguida pela entrega de prémios. Decorrerá a partir das 21h00, no Museu do Hospital.
Se as condições climatéricas não permitirem, as sessões dos filmes passarão para a Lavandaria do Hospital.
O Caldas Fim Fest irá destacar vários tipos de filmes “desde propostas mais simples feitas com uma câmara, com quase tudo feito à mão e por estudantes” até outras que já contam “com uma produção considerável”.
Do júri do Caldas Film Fest fazem parte, entre outros, os docentes da ESAD.CR Susana Duarte, Miguel Canaverde e Isabel Aboim Inglez, a antiga aluna da ESAD.CR, Bianca Dias e o estudante David Santo Tirso.
Vão ter também uma exposição – composta por artes plásticas, fotografia e o mundo multimédia – na Escola do Parque e workshop, que vai realizar-se no sábado, dia 27, e que será dedicado ao corte e colagem que se destina a ensinar a fazer cartazes e comunicação para filmes.
“A ideia é ensinar que é possível realizar materiais gráficos com pouco dinheiro”, disse o organizador que ainda destacou que o Caldas Film Fest terá na sua programação um jantar comunitário para encerrar o evento e que vai ter lugar no Museu do Hospital e das Caldas, às 20h30 e decorrerá antes da sessão final dos filmes. ■