Caldas nice Jazz arranca com atuação na EHTO

0
313
Iniciativa Jazz Out teve lugar na passada sexta-feira | Natacha Narciso

A cantora Júlia Valentim, acompanhada pelos músicos Fernando Lopes e Nuno Mendes, levaram o jazz à escola

O primeiro concerto do Festival Caldas nice Jazz decorreu a 16 de outubro no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). Os músicos locais Júlia Valentim, Fernando Lopes e Nuno Mendes (saxofone), os dois últimos docentes de música e de saxofone, respetivamente.
A cantora e o guitarrista – que tocam juntos há cinco anos – têm convidado Nuno Mendes para atuar e, respondendo a este convite para integrar mais uma edição do festival, voltaram a dar o concerto em trio.
Os caldenses deram o seu cunho e entoação pessoais aos mais variados standards deste particular género musical. O trio entoou standards jazzísticos como It’s Only a Paper Moon, The Lady Is a Tramp e ainda Misty.
Durante o concerto ouviram-se também temas instrumentais, originais da autoria de Fernando Lopes.
O docente, que leciona Educação Musical há duas décadas, começou a tocar guitarra quando tinha apenas 9 anos.

“É uma honra e um privilégio poder fazer parte deste festival”

Júlia Valentim

Ao longos dos anos, Fernando Lopes tem feito parte dos mais variados projetos musicais. Além de Júlia Valentim também divide o palco com outra cantora caldense, Melanie Russo.
O auditório da EHTO encheu-se com alunos da escola e com alguns elementos do público para escutar esta primeira atuação do festival.
“É um privilégio poder fazer parte deste festival”, disse Júlia Valentim à Gazeta das Caldas, acrescentando que é uma honra para os músicos locais poder integrar o cartaz desta edição, “ao lado de nomes do jazz nacional e internacional”.
A vocalista, tal como o guitarrista, integra vários projetos agrupamentos musicais. É cantora residente da Big Band do Município da Nazaré há 12 anos, tendo já atuado em vários palcos aclamados, como o da Casa da Música e do Hot Club.
Também já cantou no Coliseu dos Recreios e nos palcos do Centro Cultural de Belém e do Centro Cultural e de Congressos das Caldas.
A cantora, que vive e trabalha nas Caldas da Rainha, já atuou com vários cantores de renome nacional. Júlia Valentim contou ainda à Gazeta das Caldas que será uma das participantes no workshop de voz que fará parte da programação desta edição do Caldas nice Jazz. A iniciativa destinada a aperfeiçoar a técnica vocal designa-se “O Círculo da Voz” e terá lugar a 30 de outubro.
A programação do festival inclui concertos que se vão realizar em vários locais da cidade até 7 de novembro.