Início Cultura Caldense em Paris dedica-se à música e à poesia

Caldense em Paris dedica-se à música e à poesia

0
51
Marc Tomé vive em Paris desde 2013 e este ano está a assinalar a primeira década da sua carreira

Marc Tomé vive na Cidade Luz, está a celebrar dez anos de carreira e lançou um novo single

Marc Tomé (Marco Filipe) é um artista caldense que vive em Paris desde 2013.

O autor, que já foi motivo de notícia na Gazeta das Caldas, prossegue o seu percurso na escrita e na poesia que foi iniciado em Rio Maior e que acabou por evoluir para a música já na capital francesa, onde vive desde então.

- publicidade -

Recentemente, o artista lançou o seu novo single, “Samb’Amour”, um tema bilingue, “com uma energia quente e dançante, inspirado por sonoridades latinas e pensado para o próximo verão”, contou a este semanário.

Este novo lançamento surge também num ano muito importante para Marc Tomé pois o cantor está atualmente a celebrar 10 anos de percurso na música.

À Gazeta das Caldas, Marc Tomé contou que enquanto artista independente, “aceita que o caminho seja mais lento — quase como quem constrói algo com tempo e verdade”.

Como tal conta que tem seguido o seu caminho “passo a passo, com dedicação e cuidado, e isso deixa-me genuinamente grato pelas metas que tenho vindo a alcançar”, contou.

Compor para outros artistas
Marc Tomé compõe as suas próprias letras mas neste momento “algumas das minhas letras já ganharam voz noutros artistas, o que é sempre uma sensação muito especial”.

Para além da escrita, Marc Tomé também assina parte da composição, da produção executiva e é também o responsável por toda a componente visual do seu projeto musical.

“Acredito que um artista não se deve limitar a uma só linguagem — gosto de estar envolvido em todo o processo criativo, como quem dá forma a um universo próprio”, disse o artista que até ao momento já gravou e editou mais de uma dezena de singles originais, versões em inglês e alguns remixes.

“Um dos momentos que guardo com especial carinho foi a nomeação aos IPMA Music Awards, na categoria de dança, com “Big Dance”, que é uma versão em inglês de “Romance Selvagem”, contou o caldense.

Marc Tomé conta que continua a dedicar-se também à poesia e mesmo sem ter editado recentemente como chegou a acontecer por terras lusas, conta que a sua poesia,”vive nas letras que escrevo, tanto em português como em inglês. É uma forma muito íntima de expressão”, contou o artista.

O caldense que trabalha ligado à área do turismo e da hospitalidade e diz que esta vertente também faz parte do seu percurso e da minha forma de estar.

Marc Tomé costuma vir a Portugal entre duas a três vezes por ano e diz que as Caldas da Rainha “têm um significado especial para mim, e a Foz do Arelho é um lugar onde encontro muita inspiração e tranquilidade”. Marc Tomé gostaria muito de dar a conhecer o seu projeto musical em Portugal. “Estou disponível para o fazer, e os meus contactos encontram-se nas redes sociais”, disse o autor.
O caldense tem tido a oportunidade de divulgar o seu trabalho em França, pois gravou um tema inteiramente em francês, “Vodka Pom”, cuja letra foi maioritariamente escrita pelo músico francês Deldongo, “com quem tenho vindo a dar vida a este projeto musical”, rematou.

- publicidade -