Caldense Fernando Miguel é o próximo convidado do ciclo de Mestres Barristas Portugueses no Cencal

0
389
O ceramista caldense, filho de Alberto Miguel, coordenará a acção “Figurado e o Fantástico na Cerâmica Caldense”

O Centro de Formação Profissional da Indústria Cerâmica, retoma na próxima segunda-feira, 20 de Fevereiro, o Ciclo de Grandes Mestres Barristas Portugueses. Terá início nesse dia a acção “Figurado e o Fantástico na Cerâmica Caldense”, depois de em 2011 terem estado nas Caldas mestres de Barcelos e de S. Pedro do Corval (Alentejo).
Desta vez o ceramista convidado é Fernando Miguel, filho de um importante ceramista local – Alberto Miguel e neto do Mestre Artur Caldeira, ambos já falecidos.
Esta acção – que engloba a modelação de figuras em cerâmica, como a preparação de ferramentas e materiais – procura apelar à criatividade e o imaginário popular, religioso e profano, que tem a cidade das Caldas como berço. A formação na modelação de flores será assegurada pela ceramista Milena Miguel.
No Cencal estão ainda a decorrer acções de formação de modelação cerâmica e em Março será iniciado um curso de iniciação à Olaria de Roda.Estão também abertas até Março as inscrições para um curso de longa duração de Cerâmica Criativa, para pessoas com o 12º ano e mais de 23 anos.

No pólo da Marinha Grande vai decorrer formação na área do vidro para vidreiros e alunos universitários

Este curso destina-se à formação de ceramistas que sejam capazes de conceber peças cerâmicas artesanais de cariz artístico e utilitário, bem como preparar os materiais cerâmicos e conformar as peças mediante a aplicação de técnicas de olaria de roda e de escultura cerâmica. Também haverá aulas práticas para a execução de modelos e moldes em gesso, decoração de peças, e respectiva cozedura.
Estes cursos são uma aposta do centro de formação com o objectivo de não se perderem as capacidades produtivas ao nível da pequena produção na cerâmica no país e para reforçar a visibilidade desta actividade nos principais centros cerâmicos.

Formação para vidreiros e alunos da ESAD e Belas Artes

Nas instalações do Cencal na Marinha Grande, durante os meses de Fevereiro e Março, vai estar em funcionamento o forno de fusão de vidro para realizar cursos destinados a vidreiros profissionais e a alunos dos cursos superiores da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com vista a desenvolver as suas competências nesta área industrial e criativa.
Os alunos de ambas as escolas permanecerão na Marinha Grande durante vários dias para seguirem as formações de Técnicas de fusão de vidro (Fusing, Kiln Casting e Pâte de Verre) e Técnicas de vidro soprado com e sem molde. Por seu lado, os vidreiros aumentam o seu conhecimento com a formação em Técnicas de produção pelo método de Incalmo e Cane.
No caso da ESAD.CR os alunos provêm dos vários anos do curso de Design Cerâmico e Vidro sendo a formação ministrada em função do seu percurso escolar. No caso da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto os alunos provêm de cursos das  Artes Plásticas.
Estas acções têm que ser concentradas temporalmente para optimizar os gastos energéticos, uma vez que durante o período em que decorrem as acções, o forno não pode ser desligado.

Trabalhar em parceria com empresas da região

O Cencal pretende continuar a realizar cursos com vista ao desenvolvimento de competência na área da indústria vidreira, especialmente para produções de alto valor acrescentado e de criação artística com impacto no mercado.
Vão também ser realizados três Percursos Modulares de Produção Automática de Artigos em Vidro, destinado à qualificação de desempregados. Pretende-se contribuir para a constituição de uma bolsa de operadores qualificados que possam vir a dar resposta à necessidades de recursos humanos por parte das empresas da zona. Esta também a ser feito um trabalho de aproximação às empresas do sector do vidro no sentido de contextualizar a intervenção do Cencal na Marinha Grande. O centro de formação caldense pretende dar continuidade à formação técnica na área do Vidro e oferecer serviços que possam ir ao encontro das expectativas e necessidades destes novos clientes. Para tal o Cencal está a dar continuidade a um processo de estruturação de um novo perfil de formação de Técnico de Vidro, em estreita articulação com algumas das principais empresas do sector, sobretudo da área da garrafaria.

Cursos de várias áreas nas Caldas e em Alcobaça
Em Abril começará no Cencal, nas Caldas, um curso para desempregados com  mais de 23 anos de idade e o 9º ano de escolaridade completa o curso de Tecnologias de Informação e Comunicação Multimédia. Este curso vai habilitar as pessoas que o frequentam competências para Técnicos de Multimédia.
Estes técnicos terão a capacidade para utilizar ferramentas de autor e linguagens de programação para aplicações multimédia e desenvolver sistemas e produtos multimédia, tendo em vista as empresas da região.
O centro de formação continua a ministrar formação nas áreas Comercial, Administrativa, Contabilidade, Gestão, Recursos Humanos, Informática e Multimédia, Línguas Estrangeiras, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
Nas suas instalações de Alcobaça está a realizar cursos de Técnicas de Venda, Tecnologias de Informação e Comunicação, Línguas Estrangeiras, Gestão e Motivação de Equipas, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e Socorrismo,  para além do apoio do Centro de Novas Oportunidades.

Natacha Narciso
[email protected]