Cartonistas de todo o mundo nas Caldas no sábado

0
234

As obras vencedoras do World Press Cartoon 2021, que estarão disponíveis para apreciar nas Caldas a partir do próximo sábado, pertencem a Konstatin Kazanchev (Ucrânia), David Rowe (Austrália), Alejandro Becares (Argentina), Mariagrazia Quaranta (Itália), Agim Sulaj (Albânia), Goran Divac (Sérvia), Darío Castillejos (México), André Carrilho (Portugal) e Ivan Mata (Espanha).
Estes autores, alguns dos quais vão estar presentes nas Caldas, no sábado, 17 de julho, colocam em destaque temas como o SARS CoV 2, as fake news e Donald Trump, o “derrotado”.
Será no próximo sábado, 17 de julho, que tem lugar a 16ª edição dos prémios do World Press Cartoon, que serão conhecidos os nove vencedores das três categorias premiadas: Cartoon Editorial, Desenho de Humor e Caricatura, no CCC, numa edição apoiada pela autarquia caldense. Às 11h00 os cartoonistas vencedores vão estar a realizar caricaturas ao vivo junto à estátua de Rafael Bordalo Bordalo e de Zé Povinho.
A entrega dos prémios decorrerá ao serão e contará com um espetáculo de música e humor e a presença de vários autores premiados pelo certame.
A festa – que será transmitida via streaming no Facebook do WPC -, contará com a atuação dos catalães Chapertons, Housch-Ma-Housch e Victor Minasov, The Baloon Man. A música vai estar a cargo da orquestra ligeira Monte Olivett, constituída por músicos caldenses.
Os trabalhos premiados desta edição integram a exposição que será inaugurada nessa noite, após o espectáculo, também no CCC. A mostra integra 311 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor oriundos de publicações de 49 países. A exposição vai estar aberta ao público, com entradas livres, entre os dias 17 de Julho e 17 de Outubro de 2021. ■