A Adega dos Balseiros, no Museu do Vinho, recebe no sábado evento musical deste festival
No sábado, dia 18 de outubro, pelas 18h00 decorrerá, no Museu do Vinho, o expo-concerto Reflexos de Macondo — uma proposta artística dos artistas Óscar Perfer (fotógrafo colombiano) e María José de Bustos (pianista espanhola) — que tem apresentação única em Portugal.
A Adega dos Balseiros acolherá esta homenagem à obra Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, numa viagem musical e visual até Macondo, que é a cidade imaginária do romance.
O fotógrafo Oscar Perfer apresenta retratos inspirados nas personagens intemporais do livro, expostos em telas de grande formato entre a plateia. O público é convidado a contemplar cada imagem enquanto María José de Bustos interpreta, ao piano, obras de Schubert, Sibelius, Brahms, Debussy, Chopin, Ravel, entre outros. O fascínio que a música exerceu sobre Gabriel García Márquez, dando ritmo às suas palavras e acompanhando os seus pensamentos, é o mote para este espetáculo imersivo que, une música, literatura e fotografia.
O ciclo Cistermúsica Fronteiras arrancou no passado sábado com uma criação contemporânea, através da cantata cénica Delícia de Morangos com Chantilly, interpretada pela Banda Sinfónica Portuguesa e o Quarteto Contratempus. Com foco na criação contemporânea, o ciclo, que decorre até dezembro, apresenta programas que estreitam laços entre a música e outras formas de expressão artística.
O mês de outubro termina com música coral improvisada. No dia 26, a programação Fronteiras traz ao Mosteiro de Alcobaça LEIDA, um ensemble vocal de oito intérpretes que propõe uma experiência única e site-specific, criada pela compositora e maestrina Mariana Dionísio.
Aliando criação contemporânea e espaço acústico, LEIDA tira partido da longa reverberação do Refeitório do mosteiro, o cenário ideal para esta apresentação que propõe uma nova forma de pensar a voz e o canto coletivo. O resultado é uma experiência imersiva e contemplativa, entre o concerto e a instalação sonora. O Cistermúsica Fronteiras continuará até ao dia 7 de dezembro.































