Comissão quer criar nova associação de artesãos

0
576
Os elementos da comissão contarão com apoio da União de Freg. de Sto. Onofre
- publicidade -

Vai nascer uma nova Associação de Artesãos em Santo Onofre. Houve uma feira e castanhada no fim de semana

Entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, o Espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, acolheu a segunda edição da Exposição e Vendas de Artes e Artesanato. A iniciativa partiu de um grupo de artesãos que se constituiu numa comissão instaladora que tem como objetivo criar uma nova associação de artesãos, ligada à freguesia de Santo Onofre.
Francisco Silva é o responsável pela comissão instaladora da futura Associação de Artes e Artesãos de Santo Onofre que contou que em conversa com outros autores estava chegada a hora de se constituírem como um novo grupo. “Ainda tentei uma parceria com a Associação de Artesãos das Caldas mas vi que não era possível”, disse o dirigente. Na sua opinião, “da Linha para cá é considerado o parente pobre da cidade das Caldas”, e como tal decidiram mesmo avançar com a constituição de uma nova associação. “Vamos ser um parceiro social exigente”, acrescentou Francisco Silva. Atualmente, este autor faz trabalhos em parafina. Do seu percurso fazem parte passagens pela fábrica Belo e pela Eurovela, além de ter tido a sua própria fábrica de cerâmica.
A primeira mostra realizada pelo grupo teve a participação de 16 artesãos. Nesta segunda estiveram presentes 14 artesãos e, segundo Francisco Silva, contaram com a presença de 144 crianças nas manhãs de alguns dias do certame. Vieram conhecer o artesanato local, ouvir histórias e conhecer melhor alguns jogos tradicionais.
Nuno Santos, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, informou que dará a esta associação o mesmo apoio que é dado às outras associações. De qualquer modo, a Junta foi uma importante parceira na realização desta segunda mostra pois proporcionou música ao vivo, com as Concertinas das Gaeiras, e um magusto para todos.
O autarca está satisfeito com a decisão de se constituir o novo grupo que dará vida ao espaço Leonel Miranda e ao Largo principal do Bairro. “De momento não temos espaço livre para a nova associação, mas faremos pressão na autarquia para que tenham o seu espaço do lado de cá da linha”, disse Nuno Santos.■

 

- publicidade -