Fabrico próprio e abertura ao domingo são apostas
As duas pastelarias Calé nas Caldas da Rainha, nas ruas Dr. Miguel Bombarda e Montepio Rainha D. Leonor, têm desde agosto novos proprietários e preparam-se para voltar a ser Comtradição. O casal Alexandre Vieira Marques e Cátia Batista da Eira regressou de França para defender a pastelaria tradicional portuguesa, acrescentando um toque da pastelaria francesa num espaço que está agora aberto também ao domingo.
Filhos de emigrantes, Alexandre e Cátia, ele da Nazaré, ela de Chaves, conheceram-se e constituíram família em França. Decidiram regressar a Portugal quando a filha mais velha ia iniciar o ensino secundário. “Se ela entrasse lá no liceu, já não saía mais, então tivemos todos uma conversa e decidimos voltar”, conta Alexandre à Gazeta das Caldas.
A decisão incluía a ideia de abrir um negócio próprio. O casal ainda negociou um hotel com restaurante em São Martinho, mas as negociações não chegaram a bom porto, até que surgiu a oportunidade de adquirir os dois espaços da confeitaria Calé nas Caldas da Rainha.
A estratégia do casal passa por uma aposta no fabrico próprio, com o investimento num forno, numa amassadeira e numa laminadora e a contratação de um pasteleiro residente. A oferta mantém algumas receitas tradicionais da confeitaria Calé, como o bolo de noz, o Pelicano e os brownies. Contudo, Alexandre e Cátia apostam na introdução de produtos diferenciadores, que vão trazer um pouco de França à Comtradição, como são os casos dos crepes, salgados e doces, iogurtes com granola e frutas, e uma novidade que está prestes a ser lançada. Esta consiste em croissants confeccionados na hora que serão recheados perante o cliente, com hipótese igualmente de recheios doces e salgados. Os bolos de aniversário, sob encomenda, são também uma especialidade de Cátia Batista da Eira.
O casal apostou ainda no reforço da oferta da ementa para os almoços, alargando a oferta das opções do menu, que antes estava limitado a um prato de carne e um de peixe. Os bitoques são uma das especialidades.
Outra novidade é que a Comtradição da Rua Dr. Miguel Bombarda passou a abrir ao domingo. “Percebemos que não há muitos espaços abertos ao domingo e acho que é preciso dinamizarmos um pouco mais as Caldas”, refere Alexandre, esperançado que esta decisão possa contribuir para que mais comerciantes optem por abrir também a este dia da semana. De resto, o casal está a preparar mais uma novidade no mercado caldense para os domingos, que passa pela oferta de brunch.
Por enquanto, os dois espaços continuam com denominação Calé, mas a alteração do nome e imagem deverá ficar concluída até meados deste mês. A loja da Rua Dr. Miguel Bombarda está aberta das 7h30 às 19h30 de segunda a sábado e das 8h30 às 18h00 de domingo. A da Rua do Montepio encerra às 13 horas de sábado e encerra ao domingo. A operação conta com 14 colaboradores. ■