Congresso de Cerâmica nas Caldas e Alcobaça a partir de segunda-feira

0
290
Da visita cultural que está prevista realizar nas Caldas, faz parte uma visita ao Museu de Cerâmica

Iniciativa, que traz especialistas de vários países, inclui visitas à cerâmica da região e do país

O 51º Congresso e Assembleia Geral da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), vai realizar-se entre os dias 16 e 20 de setembro em Alcobaça e nas Caldas. Terá como tema ‘A Cerâmica no Mundo Mediterrânico: Da Antiguidade à Contemporaneidade’ e vai contar com 300 , reúne cerca de 300 especialistas de 50 países.
É a primeira vez que Portugal vai receber esta iniciativa, sete décadas após a criação em Genève da Academia que promove a cerâmica a nível mundial. Esta edição contará com quase três centenas de participantes de vários países e a sessão de abertura terá lugar a 16 de setembro, às 9h00, no Mosteiro de Alcobaça com as presenças de Hermínio Rodrigues , presidente da Câmara de Alcobaça, Vítor Marques, presidente da Câmara das Caldas Miguel Capão Filipe e Conceição Henriques da direção da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica e Torbjørn Kvasbø, presidente da AIC.
Seguem-se palestras e ainda a homenagem a Manuel Cargaleiro, pela Câmara Municipal de Castelo Branco.
De seguida está prevista a assinatura da doação do Museu de Cerâmica de Alcobaça “Coleções Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio” à Câmara de Alcobaça. Segue-se a inauguração de exposições, no Armazém das Artes.
Durante o evento irá realizar-se a Assembleia Geral da Academia e também visitas à cerâmica portuguesa, na região de Alcobaça, das Caldas da Rainha, Lisboa, e norte, ao centro e a sul do país nos programas de pré e post congresso.
A partir do dia 17 de setembro as conferências terão lugar no CCC a partir das nove horas e com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros.
No CCC serão inauguradas exposições de Membros da AIC: Cerâmica Contemporânea Portuguesa, no dia 17 de setembro, às 16h45, após a cerimónia de novos membros. Oito ceramistas portugueses, membros da AIC, apresentam objetos marcados pela diversidade, fruto dos diferentes caminhos que cada um percorreu, tanto na sua formação quanto nas suas pesquisas pessoais. Participam os ceramistas Ana Rocha da Cruz, Carlos Enxuto, Heitor Figueiredo, João Carqueijeiro, Sofia Beça, Stela Ivanova, Xana Monteiro e de Yola Vale.
A iniciativa inclui também mostras que vão estar patentes no Centro de Artes como “Cerâmica Contemporânea nas Caldas da Rainha – Obras da Coleção Municipal” e queintegra peças de Ferreira da Silva, Eduardo Constantino, Armando Correia, Paulo Óscar, Ana Sobral, Mário Reis, Carlos Enxuto, Bolota, Vítor Reis, Vítor Agostinho, Antónia Labaredas, Lídia Santos, Francisco Vidal, Elsa Rebelo, Cláudia Canas, Miguel Neto, Eneida Tavares, Álvaro Nogueira, Mariana Sampaio, Umbelina Barros, Francisco Correia, Pedro Silva, Filipe Faleiro, Paula Violante, Mónica Correia/Pedro Silva,Vítor Mota, Marta Lucas e de Ana+Betânia.
Haverá mais exposições e em vários espaços da cidade. No dia 20 de setembro abre também no Centro de Artes a exposição “Uma Coleção de Arte Popular por Victor Santos”, na Casa Amarela.
O evento inclui galas, estúdios abertos, roteiros, uma edição especial do Bazar à Noite, visitas a fábricas e oficinas, uma viagem de um dia a Lisboa, painéis de discussão e sessões de breakout que vão explorar a cultura cerâmica contemporânea.
Estão igualmente previstas visitas culturais e cerâmicas em Alcobaça e nas Caldas.
Além disso, para os participantes que quiserem prolongar a sua estadia, serão organizadas visitas antes e depois do Congresso a algumas vilas e cidades da AptCVC, de Norte a Sul de Portugal. ■