Contadora caldense lança novo livro-objeto sobre as emoções

0
105
A autora, que se dedica às histórias, tem uma nova proposta que tem a função de ajudar os seus leitores a definir como se estão a sentir

Ana Faro acaba de lançar uma obra-guia que pretende auxiliar os leitores sobre as emoções que sentem no dia a dia

O novo livro da contadora de histórias Ana Faro surge nesta altura em que “é tão difícil lidar com as nossas emoções”, disse a caldense à Gazeta das Caldas.
Esta obra acabou por “nascer” após o desafio da ilustradora da editora Fora do Livro a Ana Faro, para que a autora voltasse a desenhar. “Era algo que já não fazia há anos”, disse a autora que se formou em Artes Plásticas na ESAD, tendo dado primazia ao vídeo e à imagem em movimento. O confinamento fê-la então regressar ao traço no papel.
“Percebi que um sentimento pode conjugar várias emoções em simultâneo”, disse a autora que começou a criar este objeto-livro para auxiliar leitores a contar as historias do dia a dia, escolhendo quais as emoções que lhes despertam.
Miúdos e crescidos podem agora escolher entre o medo, o nervosismo, a alegria, a surpresa e assim definir como se sentem ou sentiram.
“Creio que temos que tratar estes temas com leveza”, disse a contadora que já tem pelo menos três livros publicados e que quer levar este jogo aos leitores, ajudando-os a partilhar o que estão a sentir e assim “aprender um pouco mais o que vai dentro de cada um de nós”.
Emoções relacionadas com a surpresa podem surgir em parceria com a curiosidade e é possível conjugá-las na obra.
Noutro tipo de situações é o medo que se pode aliar à vergonha de contar.
A conjugação das emoções “cria” bonecos interessantes “O que é que tu estás a sentir?”tem a forma de um calendário, podendo ser pousado sobre uma superfície.
Ana Faro diz que esta proposta não tem um público específico pois tanto se tem revelado útil para ajudar miúdos e graúdos. Pode ainda conjugar interesses relacionados com a psicologia e com a pedagogia.
Esta obra – que terá apresentações online – custa 10 euros e quem estiver interessado, pode adquiri-la on-line através da editora caldense Fora do Livro.■