Criado o Grupo de Amigos do Centro de Artes

0
700
Gazeta das Caldas
Fechado há cinco, anos o Atelier Museu João Fragoso precisa de obras de reabilitação

Centra, assim se designa o recém criado Grupo de Amigos do Centro de Artes que vai ajudar a dinamizar aquele espaço a partir do próximo ano. A apresentação decorreu a 5 de Julho, aquando de uma visita às exposições que estão patentes nos museus Leopoldo de Almeida, Atelier-Museu António Duarte, Museu Barata Feyo e Espaço Concas.

Gazeta das Caldas
Pedro Ribeiro é o presidente do Centra – Grupo de Amigos do Centro de Artes

O Centra, criado a 2 de Abril e agora apresentado publicamente, integra um grupo de artistas, professores e dirigentes da ESAD que tem como objectivo auxiliar o Centro de Artes a realizar mais iniciativas culturais. O grupo quer contribuir para atrair mais gente às suas actividades. “Temos vontade e abertura para receber ideias para dinamizar os museus deste espaço”, disse o presidente do Centra, Pedro Ribeiro. Os escultores Luís de Matos e Vítor Reis são respectivamente o vice-presidente e secretário da direcção. A assembleia geral é presidida por Samuel Rama e tem como vice-presidente Nicolau Borges e Paulo Tuna como secretário. O Conselho Fiscal é liderado por Filipe Feijão e integra Sérgio Gonçalves como vice-presidente e Carla Cardoso como secretária.
Para o presidente, Pedro Ribeiro, “é urgente” que se estabeleça uma ligação entre o Centro de Artes e a cidade “pois aqui decorrem muitas iniciativas e as pessoas dizem que não sabem da sua realização”. Residente nas Caldas da Rainha, Pedro Ribeiro é engenheiro e foi um dos autores do projecto de consolidação dos Pavilhões do Parque e da reabilitação da zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça.
Uma das primeiras acções do Centra passa pela dinamização da cafetaria do Centro de Artes, “um espaço muito agradável para passar um final de tarde”, disse o seu presidente. Há já ideias para criar um bilhete único que dê acesso a vários museus e será planeada uma exposição com a Fundação Arpad Szenes/Vieira da Silva para 2019.
A apresentação do novo Grupo de Amigos decorreu no final de uma visita guiada que teve lugar a 5 de Julho onde participaram os vereadores da oposição que ficaram a conhecer as exposições de José Aurélio, Sara e André, sobre a Secla e de artistas que integraram a iniciativa Noites da Lua Azul (Sara & André e Gonçalo Pena) que se encontram nos espaços museológicos do Centro de Artes.
Jaime Neto, vereador do PS, que visitou as exposições com o seu colega, Luís Patacho, afirmou no final da visita que “é sempre bom conhecer melhor as instalações municipais”. Para o autarca socialista, é bom que o Centra possa auxiliar a dinamizar actividades no Centro de Artes, tendo salientado que será benéfico para os sócios, podendo oferecer-lhes benefícios e descontos nos acessos às exposições.
A vereadora Maria da Conceição Pereira referiu que há muito que o município desejava que fosse criado um grupo de amigos que ajudasse a autarquia a atrair mais gente aos espaços museológicos. “É um grupo muito ligado às artes e às Caldas, que tem imensa energia e vontade de ajudar na dinamização dos espaços”, disse a autarca, que vê com bons olhos a concessão da cafetaria ao Centra.