Crianças do Jardim de Salir de Matos fizeram bolos para celebrar os Reis

0
538
Os pequenos reis do Jardim de Infância de Salir de Matos realizaram bolos-rei para partilhar com as suas famílias

Todos os anos, as crianças que frequentam o Jardim de Infância de Salir de Matos dedicam uma especial atenção ao Dia de Reis, que se celebra a 6 de Janeiro.
Com a ajuda da educadoras e funcionárias da Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos, 69 crianças, com idades entre os três e os cinco anos, arregaçaram as mangas e cada uma colaborou em realizar o seu próprio bolo rei.
Este ano foram necessário 50 ovos para misturar com a farinha, o fermento, o açúcar, as frutas cristalizadas e os frutos secos. “Aproveitamos o facto de fazer os bolos para realizar actividades pedagógicas”, explicou Vanda Santo, a coordenadora pedagógica da instituição referindo-se à contagem dos ovos e ao facto de experienciar novos sabores. Esta é sempre uma oportunidade de conhecer melhor frutos secos ou de dar atenção mais detalhada ao cheiro de cada elemento, seja a raspa de laranja ou a textura das nozes. Há também pequenos segredos como o uso de um pouco de  Vinho do Porto que é colocado na própria massa.
Finalizada a massa com os frutos secos foi depois hora de decorar cada exemplar consoante dita a imaginação de cada menino. Houve quem preferisse usar só cerejas ou outros que quiseram tirar partido das muitas cores das frutas cristalizadas.
Algum tempo depois foi hora de colocar os 70 pequenos bolos-rei no forno que no final ainda foram pincelados com geleia.
“Cada criança tem o seu papel na feitura dos bolos, é algo que eles adoram fazer”, explicou Vanda Santo, que é também uma das educadoras e que salientou a importância dos petizes levarem o bolo rei que os próprios ajudaram a confeccionar e que depois comem nas suas casas, em família, no espírito de partilha que também está relacionado com o Dia de Reis.
Com esta actividade “fechamos também o trabalho relacionado com a época natalícia”, rematou a coordenadora.

N.N.