- publicidade -
O caldense Tiago Colaço desenha jogos para os tablets e smartphones a partir de Barcelona. Mas apesar de viver no país vizinho, consegue arranjar tempo para ilustrar livros infantis para Portugal. Recentemente foi convidado, através das redes sociais, para ilustrar o livro “José, o Menino do Suspiro”, de Natacha Summer Ferreira.
Natacha Narciso
Tiago Colaço trabalha para empresa Socialpoint que se dedica a desenvolver jogos mobile (smart phone e tablets) para todo o mundo. É concept artist num projecto interno, o que significa que toda a linha de arte desse jogo é desenvolvida pelo caldense. O designer foi convidado para ilustrar o livro infanto-juvenil “José, o Menino do Suspiro”. Este livro de estreia é da autoria de Natacha Summer Ferreira que contactou Tiago Colaço através das redes sociais. É através das internet que hoje é possível conhecer o trabalho de muitos autores.
O convite para a ilustração chegou ao caldense num pico de trabalho intenso, mas este quis dar resposta ao desafio e acabou por contar com a ajuda do seu amigo Pedro Marques, docente da ETEO, que a partir das Caldas, lhe deu uma ajuda no processo de ilustração. Os desenhos estão focados na história, “de modo a contar através da narrativa gráfica a natureza e carácter das personagens bem como o desenrolar do conto”, disse Tiago Colaço.
Esta obra é uma homenagem ao avô da autora e do conto fazem parte, além de um rapaz chamado José, vários bichos como o Vítor, capitão do exército das formigas e o Kelvin, que é um bicho de conta. São eles que mudam a rotina das pessoas da cidade da Alegria, que são macambúzias e sonolentas e já se esqueceram de passar tempo de qualidade com os seus familiares.
A autora convidou ainda outros autores para fazerem comentários a este conto e que constam do próprio livro. Aceitaram o convite para fazer um pequeno texto sobre esta obra Jorge Rio Cardoso, Dan Price e Nuno Markl.
O livro também inclui uma receita de suspiros, uma proposta do Chef Kiko.
Tiago Colaço considera que “José o Menino do Suspiro” “é uma história bonita” e que merece ser lida, devendo passar das bancas de venda para as casas dos leitores.
“Procurei colocar na “arte” a “cor” do conto que estava na imaginação da Natacha Ferreira”, disse o ilustrador. Algumas notas sobre o livro, que saíram quando este foi lançado em Portugal, afirmam que este faz lembrar um filme de animação. Tiago Colaço explicou que as personagens “foram pensadas como se para um filme de animação ao estilo da Pixar se tratasse”.
“José o Menino do Suspiro” já foi o segundo livro que Tiago Colaço ilustrou. O primeiro foi o quarto da série “Portal do Tempo – Feitiço Quebrado”, de Vera Sacramento e Sara Rodi, que acabou depois por dar origem a uma série infanto-juvenil que passou na TVI.
- publicidade -