Dezembro é mês da Ilustração nas Caldas da Rainha

0
435

Começou ontem, 9 de Dezembro, a MAGA, uma Mostra de artes e afins, que dá destaque à ilustração. Trata-se de uma iniciativa do Atelier Arte e Expressão que se realiza até ao dia 19 e que inicialmente tinha a pretensão de “divulgar e potenciar o trabalho de artistas com ligação às  Caldas da Rainha”, disse Paula Proença, uma das responsáveis do Atelier. Só que a organização decidiu abrir a hipótese aos artistas locais e da ESAD convidarem os amigos a participar, “o que acabou por trazer maior diversidade de trabalhos à iniciativa”.
Poderão ser apreciados trabalhos de autores que estão a prosseguir estudos em Inglaterra e Espanha, ou cuja formação está ligada às Belas Artes de Lisboa e Porto.
A MAGA quer também “criar e educar públicos de forma informal para este tipo de expressão artística”, acrescentou aquela responsável. Para a concretização do evento, o Atelier está a colaborar com vários espaços culturais e comerciais da cidade onde decorrerão exposições apresentações de novos projectos.
O custo da realização ronda os cinco mil euros, tendo o evento sido apoiado apoiado pelo Instituto Português da Juventude.
No espaço Seres – Centro de Artes Criativas foi inaugurada ontem uma exposição colectiva de ilustração com obras de 40 artistas. A mostra inclui ainda um núcleo dedicado ao universo infantil. Poderão ser visto trabalhos de Susana Silva, Estela Baptista Costa, Catarina Fernandes, Susana Faria, Catarina Oliveira.
Estão igualmente previstas actividades em vários bares, lojas e restaurantes das Caldas e da Foz do Arelho (ver caixa).
A exposição colectiva inclui obras de Cláudia Guerreiro, Alexa2010, Pedro de Sousa, Ana Oliveira, João Marcão, Salão Coboi, André Almeida, Mariana, a Miserável, Cláudio Sousa, Rui Sousa, Cláudio Sousa, Yanni, Senhor Ricardo, Eime, Minimal Animal, Graça Santos, Ricardo Norte, Ana Bastos, Carlos Vieira, Sofia Lourenço, Cátia Tomé, Marco Martins, Nuno Bettencourt, João Belga, Filipa Pontes, Cristina Sitias, Marta Veludo, Ricardo Leite, Joana Montez, Sónia Matos, Luís Favas, Mauro Matos, Carlos Quitério, Tiago Baptista, André Catarino, Luísa Passos, Tiago Neto, Raquel Figueira, Xana Ribeiro, César Évora, Isabel Ferreira e Ana Faro.
Esta iniciativa conta com o apoio do Instituto Português da Juventude, da Câmara das Caldas da Rainha, do Centro de Juventude e do Seres.

Eventos da MAGA 2010

Apresentação do Projecto Nosferatoon x [email protected]  Dj e Vj de animação
16 de Dezembro, 22h00, na Seres.
Send me a post card  – Exposição de Ilustração de postais
19 de Dezembro, Bar Rifa (Foz do Arrelho)
Feito à Mão – Mostra e venda de fanzines
19 de Dezembro , Bar Maratona
Exposição de capas de Vinil ilustradas e reinterpretação de Clássicos do Vinil
9 a 19 de Dezembro na Loja My Generation

Comic Jam / Mostra de Garrafas Ilustradas
10 de Dezembro no Demodé

Exposição retrospectiva da Oficina de Serigrafia do Centro de Juventude
10 a 19 de Dezembro na Zona Dois -Atelier Arte e Expressão
Maga Party
18 de Dezembro no Bixo Mau

N.N.