Filme de realizador caldense estreia na RTP2

0
489

Vai estrear na RTP2, a 22 de outubro, pelas 20h35, o mais recente documentário do caldense Miguel Costa. Intitulado “Lyon de Castro – maior que a censura”, retrata uma personalidade fascinante do século XX português, cuja vida foi dedicada à liberdade de expressão e à democratização da leitura. Através do combate à Censura do Estado Novo e da edição de obras literárias a baixo custo – como é o caso dos “livros de bolso” – Lyon de Castro foi figura de referência na publicação de textos proibidos.
O realizador Miguel Costa e a sua equipa filmaram na vila de Óbidos e as cenas de interior no CCC, nas Caldas da Rainha.
O elenco integra Fábio Costa Victor Santos, Nuno Machado e Marta Taveira. A equipa técnica e artística é composta por José Carlos Faria como diretor de arte e Sofia Bandeira Duarte como responsável pelo guarda-roupa. Na figuração participam Henrique Fialho, Jaime Costa, Daniel Pinto, Manuel e Nuno Bandeira Duarte, José de Bettencourt, Nilo Traesel, Maristela Traesel, Manuel Gil, Francisco Manso, Josefine Winkler, Isabel Candeias e Gabriel Conceição. A narração do documentário é feita pelo ator Paulo Pires. ■