As obras dos alunos finalistas do curso de Artes Plásticas estão patentes até 15 de Outubro no CCC. A mostra multidisciplinar abriu portas no sábado, 14 de Setembro, e dá a conhecer as linguagens que os jovens artistas recém-formados na escola de artes caldense usam para se expressar.
A ESAD, que vai iniciar as comemorações do seu 30º aniversário, abriu o novo mestrado em Design de Saúde e Bem-Estar que deverá ter início em final de Outubro.
As obras de 50 finalistas do curso de Artes Plásticas podem ser apreciadas na galeria do CCC. Os estudantes que agora iniciam uma nova etapa das suas vidas, dão a conhecer os seus trabalhos de pintura, escultura fotografia, vídeo, instalação e de performance musical. Alguns dos trabalhos apresentados são em grande escala. Há grandes telas e instalações que agora dão vida à galeria do centro cultural.
Segundo a docente Susana Gaudêncio – que com Paulo Quintas, coordenam os trabalhos de Projecto dos estudantes – esta é uma “uma mostra multidisciplinar que reflecte o que os alunos fizeram durante o ano lectivo”. É também uma forma de dar a conhecer à comunidade o que se faz na ESAD, dado que a própria criação da escola também “segue a tradição artística das caldas, além de habitar no mesmo espaço”.
A professora espera que os finalistas “continuem a desenvolver o seu caminho e a produzir obras artísticas que possam olhar e interpretar o mundo através da prática artística”.
Susana Gaudêncio pretende ainda que os visitantes possam conhecer a prática artista dos novos autores, que agora terminam esta primeira etapa da sua vida académica. Entre os finalistas, há quem prossiga estudos para mestrado enquanto que outros “estão a tentar obter bolsas para realizar residências artísticas”. Outros estudantes pretendem ingressar no mercado de trabalho, através da realização de estágios profissionais.
A inauguração da exposição foi participada por dezenas de alunos e docentes da escola de arte caldense que, após terem apreciado a mostra que se estende pela galeria (cave) e pelo foyer, assistiram posteriormente à performance musical do finalista Vicente Mateus, na bateria.
Celebrar ao longo do ano
O director da escola, João Santos, contou à Gazeta das Caldas que a ESAD vai iniciar o programa de celebração do 30º aniversário. Este contará com uma conferência de cariz nacional e internacional, “relacionada com a matriz da própria escola”.
O docente explicou que será um momento de reflexão de 30 anos com alunos ex-alunos, professores e docentes de outras escolas, algumas de outros países da Europa.
Durante todo o ano lectivo haverá actividades em permanência na escola e que se vão realizar nos átrios e corredores de modo a que os actuais alunos “tenham a noção da evolução da ESAD”, comentou o director.
João Santos deu ainda a conhecer que a escola caldense viu aprovado o novo mestrado de Design para a Saúde de Bem Estar que neste momento tem as candidaturas abertas. Prevê-se que as suas aulas possam ter início em finais de Outubro.
A exposição de finalistas da ESAD vai estar patente no CCC até 14 de Outubro e poderá ser apreciada de segunda a sexta entre as 10h00 às 19h00. Aos sábados e domingos, entre as 11h00 e as 18h00.