Formandas do Cencal em destaque no Campeonato das Worldskills

0
372
As três jovens, formadas no Cencal, venceram os lugares do pódio na área da Cerâmica Criativa
- publicidade -

Formandas do Cencal concorreram entre si na prova e viveram experiência da Worldskills em Sta. Maria da Feira

Decorreu em Sta. Maria da Feira o Campeonato das Profissões – Worlskills e as vencedoras da área da Cerâmica Criativa foram três formandas do Cencal.
Em primeiro lugar ficou Georgina Brito (medalha de ouro), em segundo lugar ficou Ana Antunes (medalha de prata) e em terceiro, Beatriz Ramos (medalha de bronze).
Georgina Brito, 24 anos, foi “surpreendida” por ter ganho esta competição. Não conhecia este Concurso das Profissões, onde participam centenas de concorrentes e foi “interessante”, pois competiu com mais cinco candidatas do centro de formação caldense. E contou à Gazeta que as concorrentes são amigas e que se apoiaram ao longo de todo o processo da competição, mesmo na fase do regional, realizado no centro de formação caldense. “Foi uma experiência muito interessante e até fiquei “chocada” quando ouvi o meu nome a ser chamado”, disse a vencedora que reconhece que o prémio se destacará no seu currículo.
Georgina Brito destacou-se pois nas três provas do concurso que implica pintura, escultura e olaria de roda. Na pintura, por exemplo, o tema era o Natal e foi entregue às concorrentes um poema de Fernando Pessoa. A vencedora criou um painel colorido, cheio de movimento e sem qualquer elemento de decoração natalícia, como seria expectável.
A vencedora interrompeu a sua licenciatura, em Lisboa, pois “faltava algo”. Foi para o atelier de uma ceramista em Lisboa e, seguindo o seu conselho, veio para o Cencal, tendo-se candidatado ao curso de Cerâmica Criativa para se especializar nas mais variadas técnicas.

A vencedora, Georgina Brito, com a responsável da área da cerâmica, Filipa Dias

“Aqui é o centro da cerâmica!”
“Aqui é o centro da cerâmica e por isso é cá que quero ficar”, disse Georgina Brito, que estagiou num estúdio caldense com ceramistas e formadores do centro de formação.
A vencedora, que interrompeu a sua licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, na capital, para vir especializar-se para o Cencal, pediu transferência e vai agora frequentar o curso de Artes Plásticas na ESAD.CR.
Além do campeonato nacional das profissões, também se realiza o europeu e o mundial. Na área da Cerâmica Criativa, os participantes vão por convite, como já aconteceu em edições anteriores.
“Vamos começar um novo curso de Cerâmica Criativa e já constatamos que vem gente de todo lado, incluindo uma formanda da Holanda que está a viver cá”, disse Filipa Dias, a responsável pela área da cerâmica no Cencal e que foi também presidente do júri do Concurso das Profissões. Ainda acrescentou que há pessoas das artes plásticas, da arquitetura e de outras, mais distantes, como bancários ou nutricionistas.
“Temos mesmo muita procura”, referiu a formadora, explicando que só há 15 vagas e que, este ano, as inscrições encerraram quando já ia perto dos 70 pedidos.
Filipa Silva acha que há um novo interesse pela cerâmica, constatável pela abertura de ateliers desta área em várias cidades e que neste momento trabalham para os mais variados sectores, desde ligando-a à arquitetura como diretamente para os setores da restauração e da hotelaria. ■

- publicidade -