Fotografia de Teresa Sampaio ganhou concurso em Rio Maior

0
178

Aluna recém-formada da ESAD ganhou o 1º lugar no concurso da região “ATUAARTE”

Teresa Sampaio, recém-licenciada do curso de Som e Imagem, da ESAD, foi distinguida com o 1º prémio na categoria de fotografia no concurso “ATUAARTE”, com o trabalho “Glacier Pantae”.
A autora tem 23 anos, é natural de Leiria e continua, para já, a morar nas Caldas da Rainha, pois encontra-se a trabalhar.
No total, o projeto de Teresa Sampaio tem mais de 60 imagens, distribuídas por cadernos e que, no seu conjunto, abordam “o meu interesse pela imagem microscópica”. Ou seja, a fotógrafa tenta produzir fotografias que parecem que foram obtidas ao microscópico quando na verdade é a própria que faz com que estas se assemelhem, usando lentes e vários tipos de materiais, além de inovar também nas áreas da iluminação e da captação das imagens.

O trabalho da jovem licenciada na ESAD obteve o primeiro lugar, na categoria de fotografia, no concurso “ATUAARTE” que já vai na quarta edição

Nalgumas das “chapas”, Teresa Sampaio captou pormenores de folhas e flores que a própria recolheu e que ganham novos contornos nas imagens digitais que cria e, nas quais, até usou elementos algo improváveis como o gelo.
“Fiquei muito feliz com esta distinção, que reconhece o meu trabalho”, disse a autora, acrescentando que vai usar o prémio monetário – de 125€ – para adquirir mais equipamento fotográfico para usar nos futuros projetos.
Teresa Sampaio, que gostaria de fazer carreira na área da fotografia, ambiciona ainda fazer um filme, também de caráter experimental para abordar questões pessoais e também “temas que preocupam toda a sociedade”.
Por agora, a fotógrafa gostaria de entrar no mercado de trabalho, mas, mais tarde, pensa em prosseguir estudos, possivelmente no estrangeiro. A leiriense pretende continuar a concorrer a iniciativas e concursos, pois considera que estes certames são das poucas coisas que estão a acontecer e que “dão visibilidade aos autores”, neste mundo “tão parado neste momento pela pandemia”.
A autora adaptou-se à vida nas Caldas da Rainha. Prefere a cidade termal à capital de distrito, pois é por cá que diz que se sente “um pouco mais livre”.
O “ATUAARTE” é um concurso que se dedica a distinguir os melhores projetos das áreas da fotografia, da escrita criativa e do desenho/pintura e que já vai na quarta edição.
Este evento é promovido pelo projeto “ATUAAÇÃO” e tem como objetivo potenciar o talento de Rio Maior e de outros concelhos. destinando-se a distinguir jovens autores com idades entre os 15 e os 35 anos. As propostas que concorreram foram avaliadas por jurados que trabalham nas vertentes artísticas, presentes a concurso. ■