Galeria alcobacense quer dar a conhecer artistas da região

0
1120
Alcobacense estudou nas Caldas da Rainha e abriu um espaço na cidade onde nasceu | Natacha Narciso

A artista plástica Cheila Peças abriu, recentemente, uma galeria em nome próprio no centro da sua terra natal.
O espaço, situado na Rua Dr. Brilhante nº 1, abriu ao público com a mostra coletiva “O que contam os teus olhos” e que integra obras de Carla Caroça, Engrácia Cardoso, Joanna Latka, João Gama, Marcela Manso, Marina Mourão, Silvestre Quizembe e Vieira Pereira. A responsável pelo novo espaço licenciou-se em Artes Plásticas na ESAD, nas Caldas, mas prosseguiu estudos não só na área das artes e da curadoria, como também relacionado com o ensino e, sobretudo, com a educação especial.
A coordenadora da galeria contou à Gazeta das Caldas que estabeleceu uma parceria com o Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA) e tem como objetivo trabalhar com pessoas com autismo em projetos artísticos, ligados à pintura.
Com este espaço, Cheila Peças, de 30 anos, pretende “dar a conhecer a arte, fazendo eventos, para todo o tipo de público”.
A artista está a frequentar o doutoramento em Belas Artes na Faculdade de Belas Artes de Lisboa,
A nova galeria tem nova mostra planeada para 30 de janeiro designada “Ethos” que vai integrar obras de “artistas detentores de percursos peculiares e de diferentes origens”, explica nota sobre a próxima iniciativa deste espaço.
A galeria – que também acolhe o espaço de atelier de Cheila Peças – fará, em breve, uma open call que se destina a artistas da região de Alcobaça. A iniciativa visa apostar na divulgação das obras dos artistas do concelho vizinho.
A exposição-venda “O que contam os teus olhos” poderá ser apreciada até 5 de janeiro.