Os protagonistas na apresentação oficial da nova novela da estação televisiva de Queluz de Baixo

O nazareno (e filho do caldense homónimo) Graciano Dias é um dos protagonistas da nova novela da TVI, “Amar Demais”, que estreia a 14 de Setembro. “É um projecto muito especial e que conta com uma equipa incrível”, fez notar o actor, aludindo ao contexto de pandemia que vivemos.
O protagonista considera que todas as barreiras que têm aparecido trouxeram uma particularidade interessante a esta produção. “Tem trazido muito união e amor”, esclareceu.
A própria história da novela tem como ponto de partida a questão: “O que fazemos por amor?”. “É uma história de amor, simples, sem truques”, afirmou Graciano Dias.
Além de “todas as condições para nos sentirmos seguros nos estúdios”, o jovem actor conta outras adaptações que foram necessárias para minimizar os riscos de contágio em tempos de covid-19.
Entre os episódios curiosos partilhados pelo artista com a Gazeta das Caldas está o facto de inicialmente se ensaiar com máscaras e de “só ver os olhos, não se ver a expressão do rosto”. Assim, os ensaios acabavam por passar mais por dizer o texto e só depois então contracenavam.
Outra curiosidade foi o facto de trabalharem com alguns técnicos pela primeira vez neste projecto e só ao fim de duas ou três semanas de trabalho é que surgiu a oportunidade de ver a cara deles pela primeira vez…
A novela é escrita por Maria João Costa (que já ganhou um Emmy de Melhor Novela com “Ouro Verde”) e tem estreia prevista para 14 de Setembro.
Além de Graciano Dias, são protagonistas desta novela Fernanda Serrano, Ana Varela e Sérgio Praia, assim como Ricardo Carriço.

HISTÓRIA DE AMORES E DESAMORES

Na mais recente trama da estação que voltou a estar na berlinda com o regresso de Cristina Ferreira, Graciano Dias é Zeca, alguém aceita ser preso por um crime que não cometeu.
Para assumir as culpas é-lhe oferecida uma quantia monetária que pretende utilizar para salvar a mãe que necessita de tratamentos médicos.
Preso durante vários anos, o actor nunca recebe o valor e a mãe acaba por falecer.
Quando sai da cadeia, Zeca quer provar a sua inocência e começa a trabalhar numa editora, onde reencontra Ema (personagem interpretada pela actriz Ana Varela), por quem sempre foi apaixonado.
Ema casou, entretanto, e enquanto Zeca estava na cadeia, com o filho do dono da editora para onde Zeca vai trabalhar quando sai da prisão.
Nesta novela entra também Ricardo Carriço, que em “Amar Demais” será Gabriel, um político corrupto que se envolve com Vanda (Fernanda Serrano).
Vanda é uma vilã que é presidente de uma associação humanitária para ajudar crianças com doenças raras que se aproveita dessa instituição para fins pessoais.

NOVELA DEDICADA A PEDRO LIMA

A personagem de Gabriel, que será interpretada por Ricardo Carriço, tinha sido inicialmente entregue a Pedro Lima. A personagem manteve-se, tendo todas as cenas sido regravadas após o falecimento do actor.
Graciano Dias aproveitou a ocasião para dedicar este trabalho “ao Pedro Lima, que está cá todos os dias connosco”.
O actor nazareno aproveitou também para agradecer a toda a equipa, elogiando o profissionalismo.
Este enredo tem também a particularidade de ser a primeira novela a estrear no regresso de Cristina Ferreira à TVI, agora como directora de entretenimento e ficção.
“Chego no momento em que todos ficarão a conhecer uma história que guarda muitas outras e onde o amor é a personagem central. Está tudo certo”, afirmou, na apresentação da novela.

PAI PELA PRIMEIRA VEZ

Do currículo de Graciano Dias constam também as participações nos projectos da TVI “O Beijo do Escorpião”, “A Única Mulher”, “A Impostora”, “Jogo Duplo” e “Onde Está Elisa?”.
O jovem nazareno, com raízes familiares nas Caldas da Rainha, também tinha sido o protagonista do filme “Os Maias”, entre outros projectos.
O actor tem 39 anos e foi recentemente pai pela primeira vez. O filho de Graciano Dias e Deolinda Codinha chama-se Gabriel e nasceu a 30 de Junho deste ano.