Há dez anos que a Maga traz ilustração às Caldas

0
229

Um pouco por toda a cidade há iniciativas da Maga para ver. A mostra de artes visuais das Caldas assinala a sua primeira década e marca presença nos Silos, em cafés, restaurantes e num museu

A mostra de artes visuais das Caldas, a Maga, está a assinalar a primeira década. E não traz apenas exposições de ilustração. Apesar de este ser o mote principal, há outros eventos como o lançamento de fanzines e concertos de vários géneros musicais. que têm lugar nos Silos.
A programação do evento estava prevista há dois anos e já houve um primeiro momento, com uma exposição coletiva e uma feira de autor que teve lugar no passado mês de agosto, junto ao Posto de Turismo. Quem relembra o facto é Nuno Bettencourt, do Atelier Arte e Expressão, entidade organizadora do evento, que já teve parte das iniciativas no passado fim de semana.
“Tem aparecido muita gente da região e também de fora a participar e também que quer visitar as várias mostras”, disse o responsável, acrescentando que a programação da Maga acontece sobretudo nos fins de semana.

Para este segundo momento do evento, há mostras que incluem obras de artistas ligados à ESAD e que ficaram pelas Caldas e cujas propostas podem ser apreciadas no Museu do Hospital e das Caldas.
Já na Casa Antero, está presente a mostra “À procura do Traço” e que assinala os 20 anos da obra de ilustração de Mafalda Milhões. Por sua vez, o café e restaurante Maratona acolhe uma mostra de trabalhos de alunos do curso de Produção e Ilustração Gráfica, um Tesp (curso técnico superior profissional) que funciona na ESAD.CR.
“Para a maioria dos participantes, esta é a primeira oportunidade de apresentar os seus trabalhos”, explicou Nuno Bettencourt que é também docente da escola de artes caldense.

Open call e convidados na Ceres
A galeria Farinha, nos Silos acolhe a maior mostra coletiva deste evento.
Além das várias propostas que foram enviadas na open call, estão também presentes outras propostas de entidades convidadas pela Maga como, por exemplo, a Chaputa Records que este ano trouxe as suas capas de álbuns.
Segundo Rui Medalho, um dos responsáveis por esta editora independente, dedicada ao rock’n’roll e esta é a primeira vez que se encontram a expor na Maga.
“Todas as nossas capas de discos são ilustradas, não usamos fotografias das bandas”, explicou o responsável, acrescentando que o estilo de música de cada banda é expresso por ilustradores convidados.
A editora existe há nove anos em Alcobaça e também na Póvoa de Varzim. “Temos duas delegações e trabalhamos exclusivamente em vinil e também em algumas edições em cassete”, referiu Rui Medalho. A Chaputa Records considera que o vinil “é o material certo para se ouvir música e é algo que defendemos há vários anos”, afirma o editor, acrescentando que a empresa trabalha com bandas de todo o mundo.
“Temos poucos grupos portugueses… Neste momento 85% das bandas são estrangeiras”, afirmou o melómano, explicando que trabalham com grupos australianos, norte-americanos, espanholas, suecas e dinamarquesas.
Nem só de exposições de desenho e pintura vive a Maga. Durante o próximo fim de semana serão também apresentadas fanzines de artistas que vivem na cidade, enquanto que, no passado sábado, foi apresentada uma outra, feita por uma das bandas que atuou no sábado, nos Silos, como foi o caso dos Democrash. Este grupo, que integra músicos caldenses, dedica-se ao rock, ao punk e ao funk.
“De cada fanzine só são feitas 25 exemplares de cada”, disse o organizador, explicando que quem as adquire já sabe que se trata de algo “valioso” visto que só existem muito poucos números.
A Maga tem eventos previstos para amanhã, 25 de março, pois será apresentada no Bar Malaica (situado junto aos Paços do Concelho), pelas 21h30, a Zine-Grave e ainda atuará o DJ Set 3Punkada.Previstos para o dia 26 de março, às 22h30, estão os concertos nos Silos com o projeto Amuse Bouche e a banda caldense de rock alternativo, UBU.
O Maratona e a Casa Antero continuarão a ter patentes as exposições dos alunos da ESAD e de Mafalda Milhões, respetivamente.
Os materiais gráficos, dos Momentos 1 e 2 desta edição da Maga são da designer Inês Cardoso.