Há dois novos espaços dedicados às artes no centro da cidade das Caldas da Rainha

0
538
A psicóloga francesa é também autora de vários trabalhos
- publicidade -

Há dois novos espaços dedicados à arte. Gazeta foi saber quais são, os seus objetivos e as regras para expôr

É na Rua Alexandre Herculano, nº 82 (mais conhecida como Rua do Jardim) que se situa a Galeria de Artes Athena que é gerida pela francesa Marie José Aymé.
Esta psicóloga e artista veio viver para os Vidais há dez anos, quando se reformou, e há dois meses que decidiu abrir este espaço de galeria “onde dou a conhecer os trabalhos dos mais variados autores, todos amadores”, disse a responsável à Gazeta das Caldas.
Pelo espaço da loja, agora transformada em espaço expositivo, estão patentes obras de 19 artistas de várias nacionalidades. Há trabalhos de pintura, escultura cerâmica, instalação, trabalhos em ferro, em madeira ou feitos com recurso a técnica mista.
Marie José Aymé está ainda interessada em contribuir para a dinamização do meio artístico local, enquanto dá a conhecer os trabalhos de autores talentosos e das mais variadas nacionalidades.
Neste momento a Athena apresenta obras de artistas portugueses, franceses, belgas, ingleses, holandeses e colombianos.
“Ainda estamos a começar o projeto artístico mas para já corre tudo bem”, disse a responsável que tem os seus trabalhos na Athena.
Marie José Aymé cobra uma percentagem pelas obras vendidas e está disponível para apreciar obras de mais autores.
“É importante manter obras de qualidade”, referiu a responsável que antes viveu em Paris e também em Lille, na França.
Com o regresso do bom tempo, na Primavera, vai querer realizar eventos na rua onde vai convidar os artistas que estão representados no seu espaço a executar as suas obras ao vivo, junto ao espaço da Athena.
Neste momento podem ser apreciadas propostas artísticas de Nel Frederix, de Eric Lemaire, Ana Militão, Brigitte Mermet, Lina Félix, Huguette Landry, Bernard Coppir, Sophie Noblot, Minela Reis, Adelaide Seixas e Vítor Silva Rosa.
A galeria Athena funciona de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 17h00.

Espaço para as artes na Praça
Também no espaço Bohío Creative (R. General Queirós, 82) pode ser apreciada a mostra coletiva Pop-Up “Encontro com Arte” e que apresenta obras de autores que integram o Artist Club das Caldas da Rainha.
Sónia Melo é uma das artistas que está a expor neste espaço. É canadiana e agora vive no Chão da Parada de onde é a sua família. Franchesca Melendez é a proprietária da loja que agora é um espaço expositivo. Bohío, aliás, significa casa e comunidade, em linguagem nativa de Porto Rico, de onde é a proprietária do espaço comercial.
Futuramente, a responsável vai querer ter uma galeria formal e, por isso, abriu já as portas a esta grupo para a realização de uma mostra pop-up.
Naquele local podem ser apreciadas pintura, cerâmica (azulejo e peças em raku), fotografia, desenho, trabalhos de arte gráfica e obras feitas com técnica mista, incluindo peças feitas com lixo que a própria autora recolhe na praia.
“Temos obras de duas autoras alemãs, uma canadiana, um inglês e dois artistas que estiveram e que desenvolveram o seu trabalho em África do Sul e também em Timor”, disse Sónia Melo, que sublinhou a riqueza cultural que existe entre os vários artistas que escolheram viver na região Oeste.
Desta mostra Pop-Up fazem então parte obras de Anne S. Luisenbaich, David Meehan, Jocanho, Katharina Kaming, Lilli Groeneveld, Patrícia Reis, Sónia Melo e de Viriato que fazem parte do Artist Club das Caldas. A exposição está patente na Galeria Bohío Creative até ao próximo sábado, dia 21 de dezembro. O horário deste novo espaço de arte, que fica na Praça da Fruta, é de domingo a terça entre xzas 11h00 às 17h00 e de quarta a sábado, das 11h00 às 20h00. ■

- publicidade -