Onde ir no Dia e Noite Internacional dos Museus?

0
1032
notícias das Caldas
O Museu da Cerâmica é um dos participantes nas actividades do Dia e Noite Internacional dos Museus |DR

A 18 de Maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus e a 21 a Noite dos Museus. Gazeta das Caldas dá-lhe a conhecer as propostas nos espaços museológicos de Caldas e Alcobaça.
No Museu de José Malhoa há um dia aberto de xadrez promovido pela Associação Tabuleiro de Cores das Caldas, no claustro do museu. Às 11h00 e às 15h00 há uma visita temática em torna da obra “Rainha D. Leonor”, de José Malhoa.
Também às 15h00 os CTT irão lançar o carimbo comemorativo do escultor Delfim Maya. Um quarto de hora depois há uma visita à exposição do mesmo escultor guiada pela sua neta.

Na Noite Europeia dos Museus (20 de Maio) há um serão de contos infantis com Mafalda Milhões, Inês Fouto e Paulo Santos (21h30) e a apresentação da nova colecção da joalheira Liliana Alves – “Jóia Viníciola” – acompanhada por uma prova de vinhos da garrafeira Bago d’Ouro.
Simultaneamente realiza-se uma oficina criativa para conhecer o museu através de animação digital (num smartphone).
No dia 21 de Maio, às 11h00, há “Animais à solta”, uma oficina de construção de animais em material reciclado destinado a crianças. Tem a duração de uma hora e custa um euro por criança.
No Museu da Cerâmica dez peças de grande dimensão de Rafael Bordalo Pinheiro serão mostradas no jardim do museu. No mesmo dia há uma visita temática à exposição permanente para os alunos (que depois vão elaborar pequenas histórias e ilustrações) e uma oficina de cerâmica (modelagem de barro e pintura) no jardim.
No mesmo dia os formandos do Cencal vão demonstrar o seu trabalho manual em roda, criando azulejos, rosetas, rãs e outras peças decorativas.
Neste dia, e fruto de uma parceria com o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, realiza-se também uma actividade de classificação de animais segundo as suas características.
No museu haverá ainda uma oficina lúdico-pedagógica sobre a exposição “Através”, do ceramista Carlos Enxuto, que será inaugurada no dia 27 de Maio às 17h00.
Ainda no Dia dos Museus há animação musical com o pianista Fernando Santos e pinturas faciais com alunos da Escola Bordalo Pinheiro e da ESAD, recriando as paisagens do Museu.
Na noite dos museus o jardim estará iluminado e haverá visitas guiadas à exposição permanente e à temporária. Será também apresentado o trabalho desenvolvido pelo serviço educativo daquele museu desde 1985.
No Centro de Artes realiza-se um encontro de música de câmara contemporânea e improvisada. No dia 18 actuam Sousa/Mira/Simões e Fail Better no jardim (a partir das 19h00). No dia 20 será a vez de Sei Miguel Trio quem se apresenta no Museu António Duarte

Exposições teatro e oficinas em Alcobaça

Em Alcobaça há uma caminhada entre museus (17 de Maio às 21h00), que sai do Mosteiro, passa pelo centro histórico, jardim do amor, museu Raul da Bernarda e Museu da Cerâmica até chegar ao Museu do Vinho, onde termina com um convívio. À mesma hora realiza-se uma visita guiada à adega dos depósitos do museu, seguida, às 22h00, de inauguração da exposição “Reflexos do Mundo”, de Ni Francisco, na Adega dos Balseiros.
No dia seguinte, às 10h00, no Museu do Vinho, há um teatro de fantoches intitulado “Uma Adega Especial” e uma visita guiada à exposição “Alimentícia Gráfica” na Central da Confluência dos Rios (15h00). Pelas 21h00 realiza-se uma masterclass “À roda da cerâmica artística: Raku e o poder dos 4 elementos”, com João Quitério e Mário Tanqueiro.
Os museus do Vinho e Raul da Bernarda e a Central da Confluência dos Rios terão visitas guiadas gratuitas de 18 a 20 de Maio.
No Mosteiro de Alcobaça, no dia 18 às 18h00, há uma visita para dar a conhecer a construção do mosteiro e uma visita noturna à igreja às 21h00.
No dia 20 de Maio, no festival Polifonias, o coral Anima Choralis, de Maceira, actua na Sala do Capítulo (15h00 e 16h30) e há música de câmara no Claustro D. Dinis (16h00 e 17h30) com elementos da Filarmónica Maceirense. A mesma filarmónica actua no dormitório (15h30 e 17h00).