Jazz de volta a Valado dos Frades

0
521
- publicidade -

A festa do Jazz regressa a Valado dos Frades entre os dias 4 e 12 de Maio e volta a levar ao palco da Biblioteca de Instrução e Recreio nomes incontornáveis do jazz nacional. A 15ª edição do festival é, de acordo com o director artístico, Adelino Mota, “uma edição mais pequena porque não se consegue fugir aos cortes”. Ainda assim, à Gazeta das Caldas o responsável garante que a qualidade a que o festival já habituou o público que lhe é fiel se mantém intocada. “Fizemos um concerto a menos precisamente para mantermos o padrão de qualidade”, afiança.
O nome mais sonante do programa deste ano é Mário Laginha, a cargo de quem ficam os primeiros acordes deste 15º Jazz Valado, na sexta-feira 4 de Maio. O pianista vem acompanhado de Bernardo Moreira ao contrabaixo e Alexandre Frazão, na formação Mário Laginha Trio “Mongrel”. Um concerto destacado pelo maestro Adelino Mota, que salienta o facto de a formação andar a promover o seu terceiro trabalho, “um disco excelente com música que toda a gente diz ser extraordinária”.
No dia seguinte é a vez de Tahina Rahary Malagasy Roots, uma formação composta por Tahina Rahary na guitarra, José Menezes no saxofone, francisco santos no contrabaixo e baixo e Time Chernov na bateria. Este concerto integra-se numa das missões travadas para o festival valadense: “dar a oportunidade a novos artistas, tal como tem acontecido nas edições anteriores”, diz Adelino Mota.
No dia 6 está de volta o concerto que dá destaque aos Combos da Escola de Jazz. Desta feita, é o Combo da Academia Municipal das Artes da Nazaré e o Combo do Sítio dos Sons de Coimbra a participarem num concerto com entrada livre, marcado para as 16h30, e que o director do festival diz ser “o ideal para que os pais levem as crianças”.
O 15º Jazz Valado regressa a 11 de Maio com Manuel Beleza Terceto e o concerto “Para Além de Mim…”. Acompanhado por dois nomes “incontornáveis para quem gosta de jazz em Portugal” – Mário Santos no saxofone tenor e soprano e Mário Barreiros na bateria – Manuel Beleza marca a estreia do órgão hammond, um instrumento com “características muito especiais” no evento valadense.
O festival deste ano – que já se afirmou como um dos principais eventos do género a decorrer anualmente em Portugal – chega ao fim com mais um nome novo. Joana Rios – 3 Desejos é a proposta para o dia 12 de Maio. A acompanhar a cantora e pianista, vão estar Filipe Raposo no piano e rhodes, António Quintino no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria.
Todos os concertos (à excepção do espectáculo de dia 6) realizam-se às 22h00, na Sala da Biblioteca de Instrução e Recreio. Os bilhetes variam entre os seis e os dez euros e podem ser comprados na Viola – Contabilidade e Serviços, Lda, em Valado dos Frades, ou na sala da BIR, uma hora antes dos espectáculos. Há descontos para estudantes que se façam acompanhar do respectivo cartão.
Simultaneamente aos concertos vai estar a decorrer uma feira de CD’s e DVD’s. Todas as informações sobre o festival podem ser consultadas em www.jazzvalado.net.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -