Vida de Zeca Afonso para conhecer na Junta de Nossa Senhora do Pópulo

0
391

Até 24 de Maio, as paredes da sede da Junta de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, nas Caldas da Rainha, servem de suporte a 30 quadros que recuperam a vida de José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, o cantor de intervenção que haverá sempre de ser conhecido como Zeca Afonso.
“José Afonso: Andarilho, Poeta e Cantor”, uma mostra composta pela Associação José Afonso, de Setúbal, foi inaugurada na manhã do passado sábado, dia 21 de Abril, numa pequena cerimónia onde coube a António Marques a evocação daquela que considera ser “a figura maior da resistência à ditadura”.
Nesta mostra contam-se pormenores da vida de estudante em Coimbra, o trabalho como professor que exerceu em diversos locais, incluindo Alcobaça, as ligações políticas, a prisão em Caxias, a amizade a outros nomes da intervenção, como Adriano Correia de Oliveira e José Mário Branco, os tratamentos no Hospital Termal das Caldas da Rainha. Aspectos marcantes de uma vida cheia e atribulada que, para António Marques, “é o espelho das canções que nos deixou”.
Uma esclerose lateral amiotrófica que lhe foi diagnosticada em 1982 acabaria por levar à sua morte cinco anos depois.
Apesar de Zeca Afonso ser um nome incontornável sempre que se comemora o 25 de Abril, e um músico ao qual já se fizeram inúmeros tributos, para António Marques “o nosso Portugal ainda não foi capaz de prestar uma verdadeira homenagem a este homem humilde, poeta e cantor, que nos deixou há 25 anos, mas que estará sempre presente entre nós enquanto falarmos de liberdade e democracia”.
Já para Tinta Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Zeca Afonso “deixou um registo notável para as gerações vindouras sobre a importância da liberdade”.
Em vésperas do 38º aniversário da Revolução dos Cravos, Tinta Ferreira considerou que o momento que actualmente se vive no país ameaça uma das grandes vitórias do 25 de Abril, a autonomia do poder local, que está “mais limitada”. Deixou, por isso, o desejo de que as comemorações salientem “a importância da democracia em liberdade”.
A exposição “José Afonso: Andarilho, Poeta e Cantor” integrou as comemorações do 25 de Abril, promovidas pelas duas Juntas de Freguesia da cidade – Nossa Senhora do Pópulo e Santo Onofre. Um programa que “não é tão vasto como gostaríamos”, dada a escassez de meios das juntas, admitiu Vasco oliveira, presidente da Junta de Nossa Senhora do Pópulo.
Provas desportivas, as actuações do Órfeão Caldense e da Banda Comércio e Indústria, um desfile de fanfarras e uma largada de pombos completaram o programa.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt