Está a ser preparada a 28ª edição do mais conhecido festival de jazz da região centro, o Jazz do Valado, agora Jazz Valado-Nazaré. A iniciativa vai contar com três concertos no Cineteatro da Nazaré, cinco atuações na Sala da BIR (Biblioteca Instrução e Recreio), uma na Praça 25 de Abril no Valado, uma animação de Rua na Marginal da Nazaré – com os Dixie naza, já para o dia 27 de abril – e dois concertos nos Centros Escolares. Pela primeira vez o Valado alarga a sua programação a Lisboa, com um concerto no Tivoli BBVA, no mês de junho.
Entre outras novidades, a edição de 2025 fica marcada pela estreia, em Portugal, da trompetista francesa Airelle Besson, pela presença do histórico contrabaixista norte-americano John Patitucci, que integra o trio de António Faraó, e pelo concerto tributo às Andrew Sisters com Elas e o Jazz (Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon) com a Big Band da Nazaré.
A 1 de maio, na Praça 25 de Abril em Valado, às 17h00, decorre o concerto com a Orquestra Juvenil, que apresenta standards de jazz, e os Dixie Gang com o jazz de New Orleans, integrado nas comemorações dos 92 anos da BIR. No dia 3 de maio, a Big Band M. Nazaré e o trio vocal Elas e o Jazz, apresentam o novo tributo às Andrew Sisters, grupo feminino mais famoso do século XX. O concerto realiza-se no Cineteatro da Nazaré e terá nova apresentação no final de junho em Lisboa, no Teatro Tivoli BBVA.
Nos dias 7 e 8 de maio, tem lugar o “Jazz Valado vai à Escola” com concertos comentados nos Centros Escolares de Valado e Famalicão.
De volta ao Cineteatro da Nazaré, no dia 10 de maio, atua o quarteto da trompetista francesa Airelle Besson, uma das músicas mais premiadas no jazz francês.
Já na mítica Sala da BIR, onde nasceu o festival, no dia 16 de maio, atua o Quinteto de Alexandre Frazão, com a apresentação do repertório do primeiro disco de originais deste baterista, designado “Quintessencia”.