Livro de versos de autora caldense originou tese de licenciatura em Itália

0
374
A escritora caldense Manuela Ribeiro mostrando o livro escolhido pelo estudante italiano

Manuela Ribeiro viu um dos seus livros de poemas ser escolhido para realizar uma tese de licenciatura em Itália

Um dos livros da caldense Manuela Ribeiro, “Versos para meninos que comem sempre a sopa toda” serviu de base para a realização de uma tese de licenciatura em Mediação Linguística Intercultural, na Universidade de Bolonha.

“Fui contactada, no final do ano passado, pelo jovem Andrea Novelli, estudante de português, interessado em fazer uma tese sobre uma das minhas obras”, disse a escritora infanto-juvenil à Gazeta das Caldas. O estudante revelou que tinha interesse em realizar um estudo comparativo dos diminutivos que existem em português e em italiano.

A tese foi escrita em português e enviada à escritora, após o estudante ter feito a análise a todos os poemas que constam desta obra. “Foi interessante saber que um dos meus livros serviu para um estudo académico internacional!”, disse Manuela Ribeiro, acrescentando que Andrea Novelli obteve nesta sua tese de licenciatura “a nota máxima, com louvor”.

A meio de julho, a escritora lançou o livro “Histórias Chaladas Nunca Antes Contadas”, com ilustração da Ana Paula Otero.

Ao todo este seu último livro contém 12 lengalengas e nem todas fazem sentido.

“É um non-sense pegado e prova que as histórias não precisam de ter sempre uma moral no final. Podem ser um divertimento puro e simples”, referiu a autora que já está a preparar as suas idas a escolas e a bibliotecas para um contacto mais próximo com os seus leitores. Além desta obra, a escritora – que foi durante vários anos docente do ensino secundário – participou num projeto solidário. Escreveu a história “As Continhas Mágicas”, que foi ilustrada por Irina Duque, originando um livro que apela à dádiva de sangue, numa linguagem que se destina aos mais novos. Ambas ofereceram o seu trabalho criativo à Associação dos Dadores de Sangue de Odivelas.