Associação Ágora realiza primeira Caça à Beata

0
515
Recolheram-se cerca de 10 mil beatas (um beatão de 20L quase cheio, a juntar aos resultantes de outras duas ações)

A iniciativa decorreu na Feira dos Frutos

A associação sem fins lucrativos, Ágora, que resulta da fusão dos movimentos cívicos Eco Dogs Walk e Caldas Sempre Limpa, realizou a primeira atividade, uma Caça à Beata, a 26 de agosto, no âmbito da Feira dos Frutos. A atividade teve o apoio da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e S. Gregório, com quem a Ágora partilhou a banca. Tratou-se da segunda edição da ação no âmbito da feira. A primeira, em 2022, foi organizada conjuntamente pelos movimentos, e a atual contou com 17 participantes, tendo sido recolhidas quase 10 mil beatas (um beatão de 20L quase cheio).

A atividade iniciou junto ao coreto, passou pela ala dos pavilhões e seguiu para a área dos concertos, tendo decorrido das 17h00 às 19h00. Foram ainda distribuídos cinzeiros portáteis reutilizáveis.

“Este ano, foi muita beata que apanhámos em tão pouco tempo”, contou Manuel Bandeira Duarte, sócio-fundador da associação e criador do movimento Caldas Sempre Limpa. “Pensámos que, de um ano para o outro, a redução das beatas fosse maior, por causa de todas as leis, mas não. A verdade é que o parque tem poucos cinzeiros”.

Um dos objetivos da Ágora, formada oficialmente a 10 de maio, é “criar e implementar projetos que contribuam para tornar a comunidade e o município mais sustentáveis”, lê-se no site.

A fusão dos movimentos teve como objetivo “ter um fundo de investimento através das quotas e da ajuda dos donativos”, sem depender de parcerias para a realização de atividades, “criar algo mais notório” e mais prático, utilizando apenas um nome, e ainda “envolver mais as pessoas”, que se podem tornar sócias por 12 euros por ano. Para tal, há um formulário no site agora-aa.pt, e, de seguida, a associação entrará em contacto. Já estabelecida é a parceria com a Sandra Martins – Cosmetology, em cujos produtos os sócios têm descontos. A associação está aberta a novas parcerias.

Marcada está a participação na ação de limpeza da praia da Foz do Arelho, organizada pelo Inatel, a 16 de setembro. O “Caldas Sempre Limpa”, em parceria com os SMAS, manter-se-á, passando a organização a ser da Ágora, tal como o #natuafreguesia, que realiza uma ação de limpeza de rua ou praia por mês nas 12 freguesias do concelho.