Livro sobre Encontros de Arte em 1977 à venda na Gazeta das Caldas

0
764
- publicidade -

O livro “CALDAS 77 – IVº Encontros Internacionais de Arte em Portugal” encontra-se à venda na loja da Gazeta das Caldas. A obra conta de que forma a cidade, em Agosto de 1977, acolheu aqueles encontros que contaram com a participação de mais de 120 artistas nacionais e internacionais.
Ao longo de 12 dias Caldas da Rainha foi palco de exposições, debates, concertos, espectáculos e performances.
No último dia dos Encontros de Arte, registaram-se reacções negativas por parte de populares que destruíram a obra de homenagem ao 16 Março, instalada na antiga Praça do Peixe. Tratou-se de uma reacção ao comportamento pouco convencional dos artistas e que chocou com a moralidade vigente de uma cidade de província dos anos 70 do século passado.
Alguns episódios foram noticiados pela Gazeta das Caldas. Parte da pesquisa teve em conta o que se escreveu neste semanário sobre os Encontros de Arte e muitas das fotografias dos seus arquivos constam agora neste livro de investigação.
A publicação de CALDAS 77 pretende dar a conhecer a programação dos Encontros Internacionais de Arte que tiveram lugar nas Caldas da Rainha e de expor as mentalidades locais e nacionais face à implantação da contemporaneidade em Portugal, após o 25 de Abril de 1974.
Esta obra, editada pela Ghost Editions contou com as investigações de David-Alexandre Guéniot, Paula Parente Pinto e Verónica Metello.
O lançamento deste livro teve lugar em Lisboa a 19 de Junho e será em breve apresentada nas Caldas e no Porto na Livraria do Museu de Serralves.

- publicidade -