O Maestro António Victorino D´Almeida voltou ao CCC, a 26 de março, para apresentar o livro “Ensaio sobre a Surdez” à comunidade escolar da Universidade Sénior. Ao piano, guiou a plateia numa viagem pela evolução da música ao longo dos séculos, exemplificando cada época com interpretações musicais. Sobre a obra, explicou que a escreveu depois do livro sobre a história da música e que nela fala “mais à vontade sobre música sem ter de estar obrigado a saber as datas. É uma opinião geral sobre a música”, rematou.
O seu editor, Jaime Costa, lembrou que António Victorino D’Almeida, compôs centenas de obras musicais e escreveu mais de uma dezena de livros, entre o “Ensaio sobre a Surdez”, onde aborda a “música, o artista, a crítica e o público, mas também a arte em geral enquanto fenómeno de massas”. Também presente, na sessão de abertura, a vereadora da Cultura, Conceição Henriques, deixou um agradecimento ao maestro, que “teve uma influência indelével” na sua vida, ao partilhar todo o seu vasto conhecimento sobre a música.
António Victorino D’Almeida acabou de escrever, recentemente, duas óperas, depois de uma primeira experiência há 50 anos. Uma delas é sobre a mulher e a conquista do seu direito ao voto e a outra é sobre a peça “O Anfitrião”, de Luís de Camões, para assinalar os 500 anos do nascimento do escritor português.