Manobras leva dez espectáculos a Alcobaça

0
584
O festival de marionetas e formas animadas decorre em Setembro e Outubro
- publicidade -
Está a decorrer a terceira edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, que leva dez espectáculos a Alcobaça. O evento decorre durante um mês e meio em ruas, praças e bibliotecas de dez municípios associados da Arteemrede.

 

A terceira edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas já está a decorrer em dez municípios associados da Artemerede da qual Alcobaça faz parte. O festival leva vários espectáculos às ruas, praças e bibliotecas de várias cidades e pretende unir as marionetas e as formas animadas como o teatro, a dança, as artes de rua e o audiovisual. A maioria dos espetáculos é gratuita e acessível a públicos de todas idades.

Uma das particularidades deste festival é que parte da programação é escolhida por grupos de espectadores-programadores, numa iniciativa intitulada de Visionários. Outra é diversidade de “palcos”, com actuações em espaços públicos ao ar livre, mas também em espaços patrimoniais.

- publicidade -

Além de Alcobaça, o Manobras passa por Abrantes, Alcanena, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Pombal, Sobral de Monte Agraço e Tomar.

Em Alcobaça estará o espectáculo Mininu, de Fernando Mota e da companhia A Caravana Passa. Mininu conta a história da fuga e viagem de um menino que foge dos campos de arroz da Guiné Bissau. Será apresentado no cineteatro João D’Oliva Monteiro no dia 20 de Setembro às 10h30. Segue-se uma oficina onde serão explorados os materiais e métodos utilizados e onde é possível tocar instrumentos tradicionais, aprendendo canções na língua dos povos da Guiné Bissau. A oficina tem entrada livre.

No dia seguinte, a partir das 14h00, é apresentada a instalação lúdica e interactiva Friends of Crusoé, da companhia espanhola Toc de Fusta, no Jardim do Amor. Logo ao lado, na Central de Confluência dos Rios António Pedro e a companhia Caótica apresentam um site specific sobre o amor a partir das 15h00.

A 29 de Setembro, às 11h00, Os Livros do Rei sobem ao palco do cineteatro. Trata-se de um espectáculo que conta a história de um príncipe que sobe ao trono após a morte do pai num terramoto que destruiu o reino e da própria reconstrução da cidade. Às 15h00 realiza-se uma oficina que permite aos participantes projectarem uma cidade. A participação custa três euros.

No início de Outubro Margarida Botelho apresenta Era uma vez uma esponja do mar, numa actuação que recria a evolução da vida através de imagens. A oficina decorrerá na biblioteca municipal às 10h00 e às 14h00 do dia 2 de Outubro e tem entrada livre.

Segue-se, a 10 de Outubro, a partir das 15h00, no cineteatro, o espectáculo Y a plus de saison!, da companhia francesa Figure Libre, onde se vivencia a passagem das estações do ano.

A 19 de Outubro o teatro Só apresenta Sorriso na envolvente do Mosteiro, a partir das 21h30. A peça é uma história de amor que não é inspirada em Romeu e Julieta, mas sim na vida de um velho casal que viveu junto entre sorrisos. A entrada é livre.

Uma semana depois Cláudia Andrade mostra uma peça de teatro participativo que junta várias avós para partilharem histórias no Centro Cultural Gonçalves Sapinho (Benedita), às 21h30 (entrada livre).

No dia seguinte, às 11h00, Margarida Mestre leva a Balada das Vinte Meninas Friorentas ao cineteatro, num espectáculo cuja entrada custa 3 euros.

O último espectáculo do Manobras que passa por Alcobaça é o Fogo Lento, de Constanza Givone, que será mostrado no Celeiro de Aljubarrota às 21h30. Segue-se uma festa de encerramento, às 23h00.

 

- publicidade -