A escritora caldense dando autógrafos a alunos das escolas da cidade
- publicidade -

O livro O Caso das Lagostas Recheadas de Manuela Ribeiro foi lançado a 5 de Março na Biblioteca Municipal. Trata-se da 11ª aventura de Miguel e Ricardo e é vivida nas Caldas

Ricardo e Miguel são dois jovens que vieram viver uma aventura nas Caldas da Rainha. Tudo por causa de um trabalho para a disciplina de Educação Visual sobre a vida e obra de Rafael Bordalo Pinheiro. É este o mote para a nova aventura da escritora caldense Manuela Ribeiro, editada pela Hora de Ler e que foi lançada na Biblioteca caldense a 5 de Março perante uma plateia de alunos do 1º ciclo da EB do Bairro da Ponte e do 2º ciclo da Escola D. João II.  A primeira versão deste livro tinha como objectivo fazer uma obra pedagógica para a dar a conhecer a vida e obra de Rafael Bordalo Pinheiro.
“Comecei por fazer um glossário, um manual sobre Bordalo de A a Z e que faz parte da história como um trabalho para Educação Visual feito pelos jovens”, contou a autora durante a sessão. Entretanto decidiu mudar a história para uma aventura passada nas Caldas e com epicentro na fábrica bordaliana. O trabalho sobre Bordalo Pinheiro “ficou tão bom que a professora de Educação Visual o enviou para a Fábrica Bordallo Pinheiro”, contou a escritora sobre a história que inventou. Nela a própria unidade fabril convida Miguel e Ricardo a passar uma semana na cidade termal.
A escritora, que nasceu nas Caldas, inspirou-se no filho e num dos seus amigos para dar vida às duas personagens que vivem várias aventuras, nacionais e internacionais. A primeira, editada em 1998, designa-se “O Rapto em Londres” e será reeditada pela Hora de Ler.
“Divirto-me sempre muito nestas sessões de partilha com os alunos”, disse Manuela Ribeiro à Gazeta das Caldas após ter respondido às questões dos petizes, ávidos em saber há quanto tempo escreve, sobre os temas que mais gosta de abordar ou porque é que escolheu pintar o seu cabelo de cor de rosa. Manuela Ribeiro – autora de dezenas de livros infanto-juvenis, em prosa e em poesia – está a terminar uma obra sobre os substantivos colectivos dos animais. Designa-se “A Festa da Bicharada” e está a ser ilustrada por Carlos Rocha, autor de banda desenhada e que vive em Faro. Este autor recorreu a imagens do Google para captar com detalhe os locais e os cenários da história passada nas Caldas.
Manuela Ribeiro, que foi professora, gostou de escrever esta obra dado que “me permitiu um mergulho nas minhas origens”. Neste livro, os jovens vivem momentos no centro comercial sem contudo deixar de visitar a Praça da Fruta, a Biblioteca e o Parque. “Há também um mistério que os jovens terão que resolver e que está relacionado com a Fábrica bordaliana”, referiu a autora, que prefere não especificar a que tipo de público se dirige esta obra. “É para todos os que quiserem conhecer esta aventura nas Caldas”, rematou a escritora, agora aposentada, que foi docente de Inglês e de Alemão em várias escolas.

- publicidade -