Museu municipal do Bombarral abre sábado à noite

1
338

O Museu Municipal do Bombarral vai estar aberto amanhã, 19 de Maio, das 20h30 às 23h00, no âmbito de mais uma edição da Noite dos Museus.
Inserida no Dia Internacional dos Museus, a iniciativa contará com visitas guiadas ao espólio que se encontra exposto neste espaço cultural do município.
Depois de no ano anterior terem passado por aquele espaço mais de uma centena de visitantes, a autarquia decidiu dar continuidade à iniciativa, apresentando como principal novidade em relação à última edição a sala dedicada a Júlio César Machado e a Anrique da Mota.
Júlio César Machado foi um escritor lisboeta com raízes familiares na aldeia de A-dos-Ruivos, onde passou parte da infância e temporadas da vida adulta, enquanto Anrique da Mota foi um poeta palaciano dos séculos XV e XVI, natural do Bombarral, que cultivou a poesia satírica de forma a ser considerado precursor de Gil Vicente.
Relativamente aos restantes espaços do museu, na Sala de Arqueologia os visitantes encontrarão o espólio relativo à ocupação humana do território concelhio desde há 30 mil anos, o qual foi maioritariamente recolhido nos sítios arqueológicos intervencionados no Vale do Rôto.
Na Sala de Epigrafia e Heráldica existe um núcleo epigráfico que inclui diversas estelas e pedras de armas, constituindo prova efectiva da vivência tardo-medieval, moderna e contemporânea no concelho.
Ño primeiro andar do Palácio Gorjão terá lugar uma visita à sala de etnografia, onde os visitantes poderão tomar contacto com antigas profissões, algumas já extintas. Barbeiro, sapateiro, tanoeiro, padeiro, médico, moleiro e taberneiro são alguns dos ofícios referenciados.
Para além da visita às salas de exposição permanente, será possível admirar os quadros de pintura da autoria de Fernando Pascoal, que se encontram de momento patentes na sala de exposições temporárias.
Por ser um dia especial, a visita inclui ainda uma passagem pelo sótão do Palácio Gorjão, espaço de trabalho dos técnicos do Museu Municipal.
Antes da despedida, e como forma de agradecimento pela visita, o município do Bombarral irá oferecer uma chávena de chá a todos visitantes, numa iniciativa que contará com a colaboração dos alunos dos cursos de cozinha e serviço de mesa do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

P.A.