Museus de Óbidos visitados por perto de 20 mil pessoas em 2018

0
1208
Gazeta das Caldas
Uma visita guiada no Museu Paroquial de Óbidos | F.F.

Os três museus de Óbidos foram visitados o ano passado por 19.427 pessoas, das quais 12.127 foram estrangeiros e 7005 foram portugueses. O número de visitas a estes espaços tem vindo a aumentar gradualmente e a origem dos visitantes a alterar-se. Os espanhóis, que constituíam a maioria dos estrangeiros, foram substituídos no ano passado pelos brasileiros.
Os três espaços museológicos são tutelados pela Câmara de Óbidos e sua actividade complementa-se.

 

Situado na Rua Direita, no centro da vila, o Museu Municipal funciona como centro de especialização no património e cultura de Óbidos, com foco na pintora Josefa de Óbidos. O último contributo para esse acervo foi a cedência do quadro “Natureza morta com cesto de folares, flores e pano bordado, em finais de Novembro do ano passado, que se encontra em exposição e tem suscitado a curiosidade de bastantes visitantes, inclusivamente de pessoas de Óbidos.
Ana Calçada, coordenadora da Rede de Museus e Galerias, refere que pretendem arranjar mais parceiros e criar um centro “cada vez mais forte em que a Josefa seja o grande mote”. Para além das obras da pintora obidense do século XVII, este espaço museológico possui um acervo ligado ao património, identidade e comunidade deste concelho. Foi o museu mais visitado na vila em 2018, com 11.080 visitantes, dos quais 7397 foram estrangeiros e 3388 foram portugueses. Houve ainda 295 grupos que visitaram este espaço museológico.

Gazeta das Caldas
O Museu Abílio Matos e Silva é dedicado às artes da representação gráfica | F.F.
Gazeta das Caldas
| D.R.