“Nascido das águas, o nome dos banhos e do lugar – as caldas -, elas próprias emergem do mundo romano e a sua fama curativa perde-se em tempos imemoriais”.
in Terras de Águas
Caldas da Rainha História e Cultura
É no dia 15 de Maio que se comemora o feriado municipal e é ainda nesta data que abre todos os anos, simbolicamente, o Hospital Termal e se homenageia a Rainha D. Leonor, que fundou a localidade nos finais do século XV.
Até há alguns anos este era um dia comemorado com pompa e circunstância, venerado e respeitado pela maioria dos caldenses. A inauguração da nova época balnear, que consistia nas aberturas do Hospital Termal e do Balneário das Águas Santas (entretanto encerrado e que está abandonado há várias décadas), trazia às Caldas centenas de pessoas.
Eram os pontos altos do dia, fora a animação que havia espalhada pela cidade: Parque D. Carlos I, Museu José Malhoa, Teatro Pinheiro Chagas e casino, os principais lugares de destaque.
Num artigo de primeira página, publicado na Gazeta das Caldas em 1933, pode ler-se que “nenhum caldense de corpo e alma é capaz nesse dia de faltar” a este evento.E este clima de festa e de afluência à cidade só terminava no final do Verão, pois, Caldas da Rainha, mantinha um clima de festividade que apelava à visita de forasteiros e aquistas.
E foi através deste legado deixado pela benemérita Rainha D. Leonor, que Caldas da Rainha conheceu o seu maior esplendor, com a moda das estâncias termais (século XIX), passando a ser frequentada pelas classes mais abastadas, que aqui vinham todos os anos banharem-se nestas águas para a cura dos seus males.
Contudo, de há uns anos para cá, esta tradição tem vindo a decair e a esvanecer-se da memória dos caldenses e de aqueles que aqui vinham passar este dia.
Actualmente, as comemorações ficam-se muito aquém daquilo que eram. Agora as festividades começam, geralmente, um dia antes com um concerto, na praça 25 de Abril e fogo de artifício. Na manhã do 15 de Maio, há a habitual sessão das medalhas, onde a Câmara Municipal homenageia pessoas e entidades do concelho que se destacaram em várias áreas. Da parte da tarde, é feita a abertura simbólica do Hospital Termal e a homenagem à Rainha D. Leonor.
Não obstante, o programa das festas deste ano oferece um leque variado de eventos para todos os gostos, passando por actividades desportivas, exposições, concertos, folclore, uma corrida de toiros, teatro e animação infantil.
Susana Gonçalves
susanagoncalves@gazetadascaldas.pt
PROGRAMA
14 de Maio
22h00 – Concerto com Rebeca, antecedido pelo conjunto musical “Costa Verde” na praça 25 de Abril. Na primeira parte actuam uma banda caldense e dois deejays.
24 horas – Fogo de artifício
15 de Maio
10h00 – Missa na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo
11h00 – Inauguração da exposição de José Pires no CCC
11h30 – Sessão solene e entrega de medalhas de mérito municipal no CCC
15h00 – Homenagem à Rainha D. Leonor
16h30 – Obras da Regeneração Urbana
18h15 – Condecoração e atribuição do crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses (ver programa em caixa)
Incluídos ainda no programa da Festas da Cidade das Caldas da Rainha, ficam aqui os restantes eventos que se estendem pelo mês de Maio e início do mês de Junho.
11 de Maio
21h30 – Bonecos de Santo Aleixo, no palco do grande auditório do CCC
12 de Maio
14º Tropeções na Arte, na Papelaria Vogal
(até 15 de Maio)
21h30 – Momentos em V séculos, no Parque D. Carlos I
21h30 – AP Quinteto, no pequeno auditório
13 de Maio
10h00 – Cavalo Lusitano, desfile de charrete pelas ruas da cidade
16h30 – Corrida de Toiros com os cavaleiros Rui Salvador, Francisco Cortes e Salgueiro da Costa. Forcados Amadores de Montemor e das Caldas da Rainha.
18 Maio
21h30 – Sétima Legião, no grande auditório do CCC
19 de Maio
21h30 – In Tenebris/Troika City – Poemas e histórias de Bertolt Brecht, na sala estúdio do Teatro da Rainha
22h00 – Espectáculo Magia Equestre, na Praça de Touros
20 Maio
15h30 – Festival de Folclore – 32º Aniversário do Rancho Folclórico “Danças do Arnóia”, na Sociedade de Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos
17h00 – Banda Comércio e Indústria das Caldas da Rainha, no grande auditório no CCC
22 de Maio
Festa dos Produtos da Região, no Centro Comercial Vivaci
26 de Maio
16h00 – Inauguração da exposição colectiva da Cultartis – 1º Encontro das Associações RAN Federação/4º Encontro Alla Prima
21h30 – Sociedade Filarmónica de Alvorninha, no grande auditório no CCC
21h30 – In Tenebris/Troika City – Poemas e histórias de Bertolt Brecht, na sala estúdio do Teatro da Rainha
27 de Maio
17h00– Orquestra Académica Metropolitana, no grande auditório no CCC
28 Maio
Semana da Animação Infantil, na Expoeste
(até 2 de Junho)
29 de Maio
14h30 – Concerto didáctico para alunos do 1º Ciclo, no CCC
21h30 – Concerto da Banda Sinfónica do Exército, no CCC
Os bombeiros das Caldas e o 15 de Maio
No âmbito das comemorações do Dia da Cidade, os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha vão associar-se a esta efeméride com um programa que inclui, às 17h00, uma recepção às entidades e convidados no seu quartel, seguindo, 15 minutos depois, de uma apresentação pública e bênção de viaturas da corporação.
Pelas 17h30, terá início a sessão solene, seguida das cerimónias de juramento de bandeira e de promoção de carreira. Por fim, ocorrerá a tomada de posse dos novos elementos de comando.
Pelas 18h15, realiza-se a condecoração e atribuição do crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Voluntários.
S.G.