Olaria em destaque este fim de semana em Leiria

0
615

Leiria vai ser a capital da Olaria entre os dias 1 e 3 de setembro. O caldense Jorge Lindinho é um dos participantes

A 7.ª edição da Exposição Nacional de Olaria realiza-se entre os dias 1 a 3 de setembro, no Jardim Luís de Camões, em Leiria.
É subordinada ao tema “A Roda das Mãos” e tem curadoria do colecionador Alexandre Correia. Vão participar artistas de renome nacional, alguns da região da Bajouca, localidade que se destaca na olaria.
A lista de ceramistas conta, com 30 autores como Joaquim Esteves, de Barcelos, conhecido pelo seu trabalho do Figurado em barro, e Ricardo Fonseca, de Estremoz, produtor do Boneco de Estremoz classificado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Presente estará também o caldense João Pinto da Costa, de Tomar, especialista em Raku, João Gomes, de Sintra, premiado na última Edição da Bienal Internacional do Alentejo Xico Tarefa (Redondo) e Heitor Figueiredo de Beja, presença assídua nos grandes certames de cerâmica da Europa. Das Caldas estará igualmente presente neste certame, Jorge Lindinho.
Além da exposição de peças, que pode ser visitada durante os três dias, o evento contará com a realização de uma residência artística e com vários concertos.Do programa do evento fará ainda parte uma cozedura de Raku que terá lugar no sábado, pelas 20h00. Vão participar João Pinto da Costa, Xico Tarefa e Nadine Gueniou, como convidada especial. A exposição é organizada pela Associação Bajouquense para o Desenvolvimento e pela Associação “O Barro na Mão do Oleiro”. Evento é apoiado pela autarquia, Casa Criativa da Música e pela Associação de Vilas e Cidades de Cerâmica e visa promover a cerâmica e a interação entre autores e visitantes. ■