Saxofonista caldense lança segundo álbum de música original “Vicissitudes”

0
470
O saxofonista, de Santa Catarina, dedica-se à improvisação e à mistura de géneros musicais
- publicidade -

O músico Bernardo Matias, que agora pertence à Banda da Força Aérea, tem um novo álbum e deu-o a conhecer em entrevista à Gazeta das Caldas

Bernardo Matias lançou o seu segundo trabalho discográfico. Intitulado “Vicissitudes” segue-se ao “Perspectivas”, trabalho que estava mais associado ao início da sua carreira como músico profissional.
“O novo álbum tem a particularidade de ter temas escritos por mim, enquanto que, no primeiro tinha temas escritos para mim”, contou o músico de Santa Catarina que leciona nas escolas da Margem Sul e também nas das bandas de Turquel e de Alvorninha.
Para o saxofonista, “Vicissitudes” é um trabalho que lhe foi surgindo a partir de pequenas ideias musicais, melodias e esboços que lhe foram aparecendo durante o seu quotidiano. Estas representam “um pouco de mim ao longo do meu trajeto enquanto ser humano e instrumentista”, referiu.
O nome dado ao disco representa para o músico, “as mudanças, os desafios e peripécias que foram surgindo durante o processo de construção deste trabalho, ou seja, desde o ano em que foi pensado, 2020, até agora, altura em que foi lançado.
No novo trabalho, o caldense, de 27 anos, contou com a participação de Edgar Alexandre e David Martinho (teclas), Mário Lopes (bateria) e Francisco Vala (baixo elétrico), alguns dos quais vivem nos concelhos vizinhos.
“A ideia é não associar a nenhum género musical”, disse o saxofonista à Gazeta das Caldas, já que Bernardo Matias aposta forte na improvisação. “Quis criar algo que aposta que mistura vários géneros e que explora o saxofone, usando as mais variadas técnicas”, acrescentou o músico.

Este é já o segundo álbum do músico que é também professor de saxofone

Esses improvisos e composições, estão associados “a determinados momentos, locais, pessoas ou ambientes” e estes são “congruentes a um determinado estado de espírito, daí o título de cada tema, ter a minha representação musical de cada um deles”.
Tal como no álbum de estreia, este segundo é também um disco de autor que o músico quer “fazer chegar ao máximo de ouvintes”.
Bernardo Matias – que tem vários prémios no seu CV , obtidos em concursos de Saxofone -, pretende que este novo disco instrumental faça o seu caminho e poder apresentá-lo também em vários locais. “Quero levá-lo o mais longe possível”, disse o autor.
Bernardo Matias – que agora faz também parte da Banda da Força Aérea – está concentrado na divulgação deste seu novo trabalho, “Vicissitudes” onde também teve o papel de compositor. ■

- publicidade -