Quarta-feira, 4 _ Fevereiro _ 2026, 20:15
InícioCulturaSterossauro lança nova edição Tristana

Sterossauro lança nova edição Tristana

-

O músico e produtor caldense lança nova versão do último álbum que será apresentado nas Caldas

Stereossauro vai editar em vinil, no próximo 30 de Janeiro, Tristana II. O novo disco assinala uma viragem no universo de Tristana. No primeiro disco predominava a melancolia e a introspecção, “agora a personagem ergue a cabeça, sacode os ombros e sai para a noite sem olhar para trás”, explica nota sobre o novo disco do músico e produtor caldense.
A sonoridade é agora dançável, com sonoridades house, o techno e o drum’n’bass, “linguagens que dialogam diretamente com a experiência de pista de dança”. A palavra mantém-se no centro, mas agora em movimento, em confronto direto com o corpo e com a noite.

A dar-lhe voz, corpo e alma está novamente Ana Magalhães, cuja presença é central na construção desta narrativa renovada. Fadista autodidata, com um percurso enraizado nas casas de fado e nos encontros de Fado Vadio, Ana Magalhães, que vive nas Caldas há vários anos, aprendeu a cantar e a sentir o fado.

Produzido, composto e gravado por Stereossauro nas Caldas, Tristana II assume um carácter pessoal e artesanal. As letras das canções são do caldense e “o disco que aposta na renovação estética, deixa de fora a guitarra portuguesa”.

A identidade visual do projeto volta a estar a cargo de Tamara Alves, artista visual e ilustradora, responsável também pela capa do primeiro disco Tristana.

Licenciada em Artes Plásticas pela ESAD.CR e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP, Tamara Alves é uma das artistas portuguesas mais reconhecidas da atualidade, com trabalho ligado à arte urbana.

No primeiro single do álbum, “Martelo de Porcelana”, Tristana “abandona o refúgio e entrega-se à noite, onde tudo pode acontecer: dançar, talvez até casar. O amanhã logo se pensa depois. Hoje, a viagem e a aventura são mais importantes do que o destino”, explica a mesma nota.

O videoclipe possui referências do universo de Stranger Things. Numa noite de Halloween, um grupo de crianças aventura-se numa casa assombrada no meio de um bosque e descobre que não está sozinho. “E porque a noite é do diabo, nessa noite tudo é possível”.

A apresentação ao vivo de Tristana II decorre a 20 de fevereiro, no Festival Impulso, nas Caldas. A edição do disco foi apoiada pela Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas.

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Capa da Semana


VER CAPA


INICIAR SESSÃO

Acesso exclusivo a assinantes
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.