Amanhã, sábado, 3 de Março, o Casal da Eira Branca acolhe a iniciativa “Falo na Eira” destinada a prestar homenagem à tradição fálica da cerâmica das Caldas da Rainha e aos ceramistas que a têm mantido viva.
Partiu de Jacinto Gameiro, proprietário do Casal da Eira Branca (nos Infantes, em Salir de Matos), a ideia de desafiar um grupo de artistas caldenses para realizarem uma escultura cerâmica monumental de homenagem ao falo. Na criação desta peça, que é desmontável, participaram Carlos Enxuto, Mário Reis, Eduardo Pereira, Paulo Óscar e Vítor Reis.
O projecto contou desde o início com o apoio da Confraria do Príapo, que aproveita este evento para entregar os prémios que distinguem os autores do seu logótipo e do troféu. São eles o designer Pedro Regadas e o ceramista Paulo Óscar, respectivamente. Serão igualmente entregues menções honrosas que distinguem os trabalhos dos concorrentes Ana Sobral, Pedro Gouveia e Vasco Loubet.
Durante a iniciativa será prestada homenagem ao ceramista caldense, Armindo Reis (recentemente falecido) e a Confraria do Príapo entregará o troféu Falo-sempre-em-pé 2011/2012 aos ceramistas Vítor Lopes Henriques e Umbelina Barros.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt