Várias cidades portuguesas participaram no Bom Dia Cerâmica

0
644
Gazeta das Caldas
João Pinto fez demonstrações de cerâmica na Praça

Decorreu em toda a Europa durante o fim de semana de 19 e 20 de Maio a iniciativa Bom Dia Cerâmica. Este evento, inicialmente criado em Itália, foi alargada em 2017 a vários países europeus, incluindo Portugal. Esta é uma iniciativa da recém criada Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCC) constituída em Abril em Mafra.
O ceramista caldense João Pinto esteve durante a manhã a fazer demonstração de técnicas de modelação na Roda de Oleiro, na Praça da Fruta. O autor tem vários projectos relacionados com o Raku, nomeadamente o fabrico de instrumentos musicais em cerâmica. “Neste momento estou a fazer peças regionais com motivos das Caldas e de Óbidos”, contou o autor enquanto mostrava técnicas relacionadas com a cerâmica.
No dia 20 de Maio, o Centro de Artes abriu portas para um workshop de Raku, com o mesmo autor, com a participação de 16 pessoas. No mesmo dia decorreu um workshop de Iniciação à Cerâmica no Centro de Artes, com o formador Hugo Graça e que também contou com 16 participantes.
Nos dois dias da segunda edição do Bom Dia Cerâmica, a autora Elsa Rebelo teve o seu atelier aberto nas Cruzes, em Salir de Matos. Os museus Malhoa e Cerâmica proporcionaram visitas guiadas.
Em Alcobaça, entre os dias 1 e 3 de Junho vão realizar-se várias iniciativas no Mercado Municipal. Está previsto o II Encontro Nacional de Cerâmica, uma exposição de homenagem a Júlio Cipriano de Figueiredo, um ciclo internacional de filmes de cerâmica, oficinas e visitas guiadas.