Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 22:38
- publicidade -
InícioCulturaA vida numa aldeia vence Shortcutz Caldas da Rainha

A vida numa aldeia vence Shortcutz Caldas da Rainha

-

A curta-metragem “Alfaião”, realizada e produzida por André Almeida Rodrigues, foi a vencedora do mês de Fevereiro do Shortcutz Caldas da Rainha, que está a decorrer no Centro da Juventude.

O documentário, que contempla o dia-a-dia de uma aldeia, foi considerado uma das cinco melhores curtas-metragens portuguesas estreadas em 2017 por bloggers cinéfilos portugueses e ganhou o Prémio do Público do Shortcutz Funchal 2017. Já foi exibido em 12 países, nomeadamente em festivais internacionais.
“Alfaião” é também o projecto final do mestrado em Som e Imagem que André Almeida Rodrigues fez na Universidade Católica Portuguesa. O realizador não tem raízes familiares com a aldeia localizada perto de Bragança e de Espanha que, em 2011, era habitada por 173 pessoas. Refere, no dossier de imprensa, que a escolheu porque lhe interessava contemplar o quotidiano de uma aldeia, que os “citadinos sonham um dia ter”.
Shortcutz é um festival internacional de curtas-metragens, que tem por base a partilha de conhecimento cinematográfico através de uma competição. Nas Caldas da Rainha decorre nas últimas terças-feiras do mês, às 22h30, no Centro da Juventude das Caldas da Rainha.
Em cada sessão é escolhida a melhor curta-metragem do mês, no final será eleita a melhor curta-metragem da temporada. F.F.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.