Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 7:00
- publicidade -
InícioCulturaZés há muitos

Zés há muitos

-

Desde 1875 (data do seu nascimento) que a figura do Zé Povinho foi utilizada como personagem satírica por um sem número de artistas que adaptaram a sua figura, mais ou menos rústica às mais variadas situações que pretendiam retratar.
É o caso desde Zé Povinho fardado, datado de 1915, a fumar um charuto kaiser. Note-se a vontade com que este Zé fuma o charuto; não nos resta qualquer dúvida que com toda a fúria a personagem quer dar cabo do charuto até às últimas cinzas.
Este Almanaque, “Humorístico, Literário, Artístico e Anunciador”, pertencia ao universo das publicações de Empresa do Jornal O Zé, de publicação mensal e que foi publicado entre os anos de 1911 e 1915; Jornal declaradamente político de tendência republicana / humorística.
A Estevão de Carvalho (1881-1931) estava empregue a direção da publicação, que não se coibia de atirar as mais aguçadas setas às personagens que não eram da sua simpatia. Criticava sem ofender mas lá meigo não era ele.
A capa deste almanaque é da autoria de Alfredo Candido (1879/1960).
Eu confesso, se acaso a meio da noite me cruzasse com este Zé feito pessoa, aqueles olhos assustavam-me, e pernas para que te quero, desatava a fugir… Eu a fugir? É o que se chama uma verdadeira imagem humoristica!…

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.