
A prova realizou-se com condições difíceis, ondas a rondar os dois metros. As surfistas tiveram algumas dificuldades em superar as condições adversas. No primeiro dia realizou-se a primeira fase da prova avançando até as meias finais. As atletas Carolina Santos e Camila Costa conseguiram avançar até essa fase, sempre com muita garra e vontade de vencer. Nas meias-finais a organização decide suspender a prova e avançar no segundo dia esperando uma melhoria das condições.
No segundo dia o mar ficou mais perfeito mas com ondas, por vezes, maiores. Carolina Santos demonstrou algumas dificuldades em lidar com as condições do mar. A atleta terminou a sua prestação em 5º lugar nos sub-18 e em 6º lugar nos sub-16.
A atleta Camila Costa foi a grande revelação deste campeonato sendo sempre superior às melhores atletas nacionais em prova. Avançou sempre em primeiro lugar até à desejada final dos dois escalões sub-16 e sub-18.
Na final a atleta teve um desempenho excelente, uma vez que teve de fazer duas finais seguidas sem sair da água. Mostrou estar atravessar um bom momento de forma conseguindo superiorizar-se a todas as adversárias. Mostrou um surf bastante fluido e consistente ao longo de toda a prova. A sua capacidade física foi determinante nestas duas vitórias essenciais para trazer o título de campeã nacional de surf esperanças sub-16 e sub-18 para as Caldas da Rainha.
Gostaria de felicitar todas as atletas presentes nesta prova. Todas demonstraram uma grande determinação e coragem em enfrentar condições tão difíceis. António Henriques





