A Footmania ‘tomou conta’ das Caldas

0
379
A cerimónia de encerramento do primeiro torneio deu um belo colorido ao Campo da Mata

Torneio traz milhares de jovens e seus familiares às Caldas da Rainha e decorre até domingo

Não são um, são três torneios debaixo do chapéu da Footmania 2024, que em conjunto trazem um total de 134 equipas de clubes nacionais e de vários países estrangeiros, com milhares de atletas e acompanhantes. No passado domingo já houve finais para os Sub11, Sub12 e Sub13 e a festa continua até domingo, com os Sub10, Sub14, Sub15 e Sub17.
A Footmania aterrou em definitivo nas Caldas da Rainha e o torneio é já muito aguardado nesta fase final de temporada. A competição tem uma forte componente de turismo e convívio, juntando atletas de diferentes idades, que competem em escalões específicos mas acabam por conviver juntos e estabelecer ligações.
Aos clubes locais juntam-se outros de diferentes locais do país, mas também vêm futuros “craques” de outras paragens, como é o caso do Brasil, presente com o São Paulo FC, e da Coreia do Sul, cuja comitiva é presença já habitual com clubes de forte dimensão no país, como este ano foi o caso do Ulsan e do FC Probity.
Neste primeiro torneio para os escalões de futebol de 7, os vencedores foram, nos Sub11, o São Paulo, que venceu a AD Almada por 2-1, nos Sub12 foi o Benfica o vencedor, batendo o Ulsan por 10-2, e nos Sub13 vitória para o Ançã, que bateu o Estoril Praia por 3-2.
Este foi, dos três, o torneio mais participado, envolvendo um total de 70 equipas. Os jogos decorreram, e vão continuar a decorrer, nos concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos.
Até à passada quarta-feira decorreu o torneio feminino, que juntou oito equipas, cinco no escalão de Sub15 e três no de Sub17.
A partir desta quinta-feira e até domingo, decorre a última etapa da edição deste ano da Footmania, uma organização da Associação para o Desenvolvimento do Desporto e Educação. Este último torneio decorre com o escalão mais jovem, de Sub10, e com os mais velhos, dos Sub14, Sub15 e Sub17. As finais decorrerem durante a tarde de domingo no Campo da Mata e a cerimónia de encerramento tem lugar a partir das 19 horas, no mesmo local. ■