Caldense ajudou a Selecção Nacional de sub-18 a apurar-se pela primeira vez para um Europeu da categoria em 2017

Internacional português pelas selecções jovens, o distribuidor formado no Sp. Caldas parte confiante para uma nova época após dois anos de afirmação ao serviço da Académica de São Mamede, onde se qualificou duas vezes para a Final Four da Taça

O distribuidor caldense Afonso Reis, de 20 anos, foi apresentado como reforço do Esmoriz, do Campeonato Honda, para a próxima temporada.
O clube do distrito de Aveiro anunciou a contração do jovem internacional português no início da semana como o primeiro reforço para a nova época, após ter divulgado várias renovações de jogadores que integraram o conjunto na época passada.
Afonso Reis formou-se no Sporting Clube das Caldas, clube no qual subiu ao plantel sénior na época 2015/16, com apenas 16 anos, como um dos mais promissores jovens da cantera do clube caldense.
Na época seguinte, o Sporting, regressado à modalidade, chamou-o para integrar uma equipa de estrelas, encabeçada por Miguel Maia, figura maior do voleibol português e que actua na mesma posição de Afonso Reis, o que favoreceu o crescimento do jovem atleta. Nessa temporada, Afonso Reis foi um dos elementos da Selecção Nacional de sub-18 que conseguiu um inédito apuramento para a fase final do Campeonato da Europa daquele escalão. Apesar da idade, o jovem caldense foi um dos jogadores em destaque, capitaneando a equipa.
Ainda com contrato com o Sporting, as duas épocas seguintes foram passadas ao serviço da Académica de São Mamede, por empréstimo. A mudança teve dois factores principais: a mudança da equipa leonina para Lisboa que se incompatibilizava com o curso de medicina na Universidade do Porto, e a necessidade de jogar. No S. Mamede somou 48 jogos e mais de 100 pontos, um valor assinalável para um distribuidor, e ajudou o clube a conseguir os dois apuramentos para a Final Four da Taça de Portugal. Na época 2019/20 o clube de São Mamede de Infesta era quinto classificado a par do Esmoriz, o seu novo clube.
Terminado a ligação ao Sporting, Afonso Reis ruma então ao Esmoriz, clube histórico e com ambições no voleibol português que na década de 1980 almejou vencer dois títulos de campeão nacional e uma Taça de Portugal. “Estou a investir no meu percurso e estou muito confiante por representar o Esmoriz na próxima época, jogando com grandes atletas”, afirma o jogador.
No Esmoriz, Afonso Reis reencontra o experiente Zona 4 Roberto Reis, com quem se sagrou campeão nacional ao serviço do Sporting.