Arco Clube das Caldas termina 2019 e inicia 2020 em grande

0
883

O Arco Clube das Caldas (ACC) organizou mais uma edição do já tradicional Torneio de Natal, prova de Sala do Nacional da Federação Portuguesa de Tiro com Arco, a fechar o ano competitivo de 2019. Nunca em Portugal se juntou tantos praticantes da modalidade numa prova: 173 arqueiros e 45 bastidores que encheram por completo o salão principal da Expoeste). A prova passou a ter prémios próprios que foram criados pelo clube organizador, tendo a figura emblemática do Pai Natal mas com pormenores fazendo lembrar Bordalo Pinheiro. Este ano o troféu mudou de cor o que irá acontecer nos anos vindouros.
A equipa formada pelos arqueiros José Manuel Santos, Artur Patriarca e António José Alves bateu o Recorde Nacional por Equipas em Compound Veteranos Homens por 7 pontos. Além deste feito, o conjunto de 14 arqueiros obtiveram dois 1ºs, um 2º e um 3º lugares, respetivamente por Isabel Ferreira, José Santos, Francisco Borga e António José Alves. Por equipas o ACC obteve em Homens Recurvo a 6ª posição e em Veteranos Compound ao bater o recorde nacional classificou-se em 1º lugar batendo o Real Sport Clube por 1660 contra 1557 pontos. No mesmo palco e a iniciar um novo ano, realizou-se a 6ª prova do Campeonato Nacional de Sala da FPTA, que contou com 132 arqueiros representando 19 clubes. O Arco Clube apresentou-se de novo com 14 atletas conquistando três medalhas de ouro em individuais com Francisco Borga em Cadetes Recurvo, Isabel Ferreira em Veteranas Compound e Artur Patriarca em Veteranos Compound. Por equipas conquistou o 1º lugar em Veteranos Compound, com José Santos, António Alves e Artur Patriarca).
Carla Fróis em Senhoras Recurvo obteve a 4ª posição no Open e nas Eliminatórias perdeu a medalha de bronze por 2mm em relação à sua adversária. Os Veteranos Compound classificaram-se no 4º, 5º, 7º e 8º lugares respetivamente com José Santos, António Alves, João Gomes e José Ribeiro. As equipas mistas em Seniores Recurvo, com Carla Fróis e Vitor Félix, classificaram-se no 5º lugar e em Veteranos Compound, por Isabel Ferreira e José Santos, fecharam na 1ª posição.
Entretanto, no passado dia 19 teve lugar no Pavilhão da Associação Recreativa e Cultural do Nadadouro a 1ª prova de Sala de 2020 da Federação dos Arqueiros e Besteiros de Portugal, um Flint Round que contou com 82 participantes entre arcos e bestas modernos e tradicionais que se desenrolou em três sessões..