Convenção juntou 28 instrutores e 17 modalidades de fitness nos Pimpões no passado sábado. A iniciativa juntou perto de 75 pessoas que vieram de vários pontos do país. Clube ficou satisfeito com os resultados e já pensa numa segunda edição para o próximo ano
Há cerca de 20 anos que não se realizava um evento este género nas Caldas da Rainha. A ideia começou por tomar forma no ano passado, após a deslocação de uma comitiva dos Pimpões a uma convenção de fitness em Leiria.
Com as modalidades do fitness a crescer nos Pimpões, era a altura de realizar uma iniciativa que juntasse várias modalidades.
O evento arrancou às 9h00 e terminou já perto das 21h00. Durante todo o dia foram realizadas 15 masterclasses e 2 workshops, todas em modalidades diferentes. O objectivo deste tipo de iniciativa é, precisamente, ter uma oferta variada para que os participantes possam experimentar um pouco de tudo. Foi ainda realizada uma formação para instrutores de Zumba Básico 1, o curso que permite começar a dar aulas.
As masterclasses foram dadas por 28 instrutores, todos eles nacionais e de fora do clube. Entre as presenças contam-se alguns instrutores internacionais, como os embaixadores do Zumba Ricardo Rodrigues e Nuno Antas, e os Fitness & Friends David Brás, Fábio Laranjeira e Solange Varela, que integram a equipa que representa Portugal em convenções internacionais de step e aeróbica. Estes foram os dois momentos finais do evento e os que atraíram mais participantes. Ao longo do dia passaram no evento cerca de 75 pessoas, a maioria ficou de manhã até à noite.
Patrícia Mendes, instrutora dos Pimpões, foi quem coordenou a organização do evento e diz que este superou as expectativas. “Há sempre coisas a melhorar, mas fizemos aquilo com que nos comprometemos. O feedback dos instrutores e dos participantes foi positivo e ficou demonstrado que é possível organizar eventos destes nas Caldas, por isso vamos já começar a pensar no próximo”, afirmou.
MAIS DO QUE EXERCÍCIO
Elsa Fernandes pratica Zumba nos Pimpões desde o arranque da modalidade e não quis perder a oportunidade de participar na convenção, depois de ter participado com uma turma dos Pimpões na convenção de Leiria.
“Não consegui acompanhar todas as actividades, até porque há danças que gosto mais do que de outras, mas foi espectacular, pela organização e pelos instrutores”, comenta.
A principal vantagem deste tipo de eventos é, precisamente o facto de poder experimentar várias modalidades diferentes. “Gostei muito do fusion dance, por ter vários estilos misturados, e de modo geral gostei de todos, nem sempre tenho é pedalada para acompanhar”, exclama.
Elsa Fernandes defende que o exercício físico é algo do qual é preciso tirar prazer. “O Zumba é uma coisa que, além de fazer bem ao corpo, faz bem à mente. Dançar põe-me bem-disposta e a Patrícia Mendes tem uma energia espectacular, cativa-nos. Estar aqui é um complemento às outras coisas que nos fazem felizes”, acrescenta.
Beatriz Carvalheiro viajou propositadamente do Porto para participar na actividade. “Pratiquei Zumba nos Pimpões durante seis anos e foi uma das razões que me trouxe para o clube, através de uma amiga que praticava”, conta.
O que a traz ao fitness é o ambiente. “Quem entra numa aula não sai de lá triste, irradia energia e uma felicidade extrema, é muito mais do que o exercício”, comenta.
Pimpões tem cerca de 350 praticantes nos Pimpões
Na SIR Os Pimpões o fitness é uma modalidade em crescimento e conta já com cerca de 350 praticantes, desde as crianças aos seniores, só nas modalidades fora de água. Estes estão divididos entre o Hip Hop, o Zumba, treino funcional, Fit30, treino de condição física para competição, pilates, ginástica sénior e pilates gold (modalidade para seniores). Além destas disciplinas, o clube ainda dispõe de mais variantes do fitness em meio aquático, a funcionar nas piscinas que gere. “A actividade física é algo que está mais do que comprovado que é preciso fazer e o fitness tem a vantagem de ser divertido e viciante, não é algo que que custa sair de casa para fazer. E a variedade é tanta que a pessoa vai sempre encontrar algo que gosta de fazer”, conta Patrícia Mendes, instrutora dos Pimpões.
Um dos objectivos da organização do Caldas Fit foi perceber, através de um inquérito, as preferências dos participantes, no âmbito do alargamento das modalidades de que o clube oferece.
De resto, Patrícia Mendes adianta que está a preparar a abertura de classes para o step e a aeróbica, duas modalidades que iniciaram o fitness e que estão a voltar a ser moda.