Pelicanos dão segundo troféu ao clube e jogam a Supertaça este sábado
O Caldas B sagrou-se este domingo, 26 de maio, vencedor da Taça da Associação de Futebol de Leiria ao bater o Nazarenos no desempate por penáltis, após um empate no tempo regulamentar e prolongamento. O jogo, disputado na Marinha Grande perante cerca de 3000 adeptos, a maioria do clube nazareno, foi equilibrado, emotivo e disputado até ao fim. O jovem guardião Duarte Almeida, de 19 anos, foi o herói da partida ao defender dois penáltis no desempate, depois de já ter arrancado uma bela exibição no tempo regulamentar.
O jogo foi discutido taco a taco, com o Caldas B a procurar surpreender nos minutos iniciais, mas o Nazarenos a responder com Ricky a obrigar Duarte Almeida a uma primeira grande defesa, num duelo que se repetiria ao longo da partida. Mesmo com Os Nazarenos mais perigosos na aproximação à baliza, foram os pelicanos que chegaram à vantagem ao minuto 64. Na sequência de um canto, saída mal calculada de Mocheco de entre os postes, Tiago Catarino antecipou-se e inaugurou o marcador. O Caldas B procurou segurar-se à vantagem e foi conseguindo, mas ao minuto 83 Nogueira acreditou numa bola que parecia escapar-se pela linha de fundo, o cruzamento foi a preceito para Ricky, que num bom golpe de cabeça bateu Duarte Almeida. Os dois guarda-redes ainda brilharam nos minutos finais, Duarte Almeida a negar o bis a Ricky aos 86 e Mocheco a travar o remate certeiro de Fabinho, aos 90.
No prolongamento, a intensidade do jogo falou mais alto, com ambos os conjuntos a sentirem dificuldades físicas. Nos penáltis, Duarte Almeida adivinhou todos os remates dos nazarenos e defendeu dois, Júlio Sousa confirmou o triunfo ao marcar na derradeira tentativa do Caldas, que se torna o primeiro clube a vencer a competição com a equipa B. O Caldas passa a ter duas taças AF Leiria no seu palmarés, depois de ter ganho em 1968/69, a última época da equipa principal nas provas distritais.
No final, o treinador da equipa B do Caldas, João Aguiar, não escondeu a emoção pela conquista e deixou elogios a todos os intervenientes. “Foi uma grande festa do futebol. Os adeptos tiveram um comportamento excelente, o Nazarenos foi um digno vencido, mas esta vitória é um grande prémio para os nossos miúdos, que foram buscar forças que já não sabiam que tinham”, disse, destacando o “espírito de grupo, a raça, a entrega e a vontade que tem que estar sempre presente nos jogadores do Caldas”.
Mais do que o troféu, João Aguiar realça que a conquista mostra o potencial que se cultiva na equipa B. “O mais importante não são os resultados, mas sim estes miúdos continuarem a sonhar que podem chegar à equipa A”, disse, acrescentando que “quando estamos na máxima força, conseguimos ombrear com qualquer adversário”.
O Caldas B disputa agora a Supertaça contra o campeão distrital U. Serra, este sábado às 17 horas, no Municipal da Marinha Grande.