João Almeida e e João Pereira entram em competição sábado e segunda-feira e levaram na bagagem manifestação e orgulho da comunidade caldense
Os caldenses João Almeida e João Pereira já estão em Tóquio para disputar os Jogos Olímpicos. Antes de viajarem, o Município das Caldas da Rainha realizou uma pequena cerimónia de despedida, para desejar aos atletas boa sorte em nome da comunidade, numa cerimónia que contou com a presença dos presidentes do IPDJ, Vítor Pataco, e do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.
Na despedida, os atletas mostraram ambição de trazer na bagagem de regresso um bom resultado. Sem prometerem medalhas, garantiram pretender “dar o melhor” para lutarem por esse que seria um desfecho “de sonho”.
Tanto o ciclista como o triatleta mostraram-se felizes com a preparação realizada. João Pereira, que para chegar a Tóquio atravessou o calvário de uma grave lesão, disse mesmo: “já eliminei tantos atletas, porque não ser eu o melhor?”. O triatleta do Benfica acrescenta que a luta pelas medalhas será uma questão de “quem estiver melhor naquele dia”.
João Almeida disse gostar do percurso que o espera, muito semelhante ao de uma clássica, o que faz com que, além de estar bem, “é preciso correr com inteligência”.
Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas, disse que esta cerimónia serve para “desejar boa sorte” aos dois olímpicos do concelho, algo que não tinha “memória de acontecer”, sublinhou. Além destes, Marco Alves, chefe da missão nacional, também é caldense e já se encontrava na capital nipónica. O autarca realçou que estar nos Jogos Olímpicos é “um orgulho” para os atletas, mas também os caldenses, que não lhes pedem “o mundo”, mas “estão de água na boca” com o que ambos têm possibilidade de fazer.
A ambos, o Município ofereceu uma ilustração criada para o efeito pelo caldense Bruno Mantraste, limitada a sete exemplares.

Calendário definido
Entretanto, já é conhecido o calendário de provas das olimpíadas e o primeiro a entrar em ação é o ciclista João Almeida, que no sábado (24 de julho) disputa a prova de fundo.
Na segunda-feira (26), é a vez de João Pereira e do beneditense João Silva disputarem a prova de triatlo masculino. E no dia seguinte entra em cena a alcobacense Melanie Santos, no triatlo feminino. Na quarta-feira (28), João Almeida volta a subir à bicicleta para disputar a prova de contrarrelógio. Já o beneditense Francisco Santos realiza a sua prova de 200 metros costas na sexta-feira (30).
Rui Norte também vai a Tóquio
Além dos dois atletas caldenses, e do Chefe de Missão do Comité Olímpico de Portugal, Marco Alves, há mais um caldense com viagem marcada para Tóquio: o treinador Rui Norte. O técnico do Sporting, que no ano passado foi premiado como o melhor treinador na especialidade de velocidade e barreiras pela Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal, irá acompanhar a velocista Bazolo Lorene, que se apurou a 30 de junho para a prova dos 100 metros.
Já nos Jogos Para Olímpicos 2020, a badmintista Beatriz Monteiro, que é natural de Lisboa mas é estudante da UAARE da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, também carimbou o passaporte para Tóquio. ■